ANGOLA REELEITA VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE ENERGIA PARA ÁFRICA AUSTRAL

Angola foi reeleita vice-presidente da Associação das Empresas de Energia para África Austral (ASEA) para o triénio 2025-2028.

ANGOLA REELEITA VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE ENERGIA PARA ÁFRICA AUSTRAL
ANGOLA REELEITA VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE ENERGIA PARA ÁFRICA AUSTRAL

De acordo com uma nota oficial, a reeleição ocorreu durante a 59.ª Assembleia-Geral da organização, realizada no passado sábado, no Cairo, no âmbito do 21.º Congresso da ASEA.

A recondução do país reafirma o compromisso com o reforço da segurança e cooperação energética no continente, a valorização do capital humano e a representatividade da comunidade lusófona na associação.

No mandato cessante (2022–2025), Angola, através da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL), destacou-se pela promoção da integração regional, com ênfase na inclusão dos países africanos de expressão portuguesa. Entre os principais marcos do período está a introdução da língua portuguesa como idioma de trabalho da ASEA.

A delegação angolana, chefiada por Pedro Afonso, presidente do Conselho de Administração da PRODEL, participa desde sexta-feira na reunião preparatória do 21.º Congresso, que decorre no Cairo desde terça-feira.

O evento analisa os principais indicadores de gestão transparente e eficiente do sector nos países membros e aborda ainda os desafios da transição energética, o papel das empresas africanas de electricidade e o ponto de situação da iniciativa M300, criada para incentivar o desenvolvimento de infra-estruturas, produção, transmissão, distribuição, gestão de clientes, manutenção e digitalização de sistemas de energia.

O Congresso, que termina a 2 de Outubro, reúne líderes governamentais, especialistas e decisores políticos de todo o continente, com o objectivo de debater desafios estruturais do sector, atrair investimentos e acelerar a transição energética em África.