CASO “HERÓI DE VIANA”: MATEUS OFICIAL INTERROMPE CICLO FORMATIVO NO COLÉGIO DE POLÍCIA

Por razões ainda não divulgadas, Mateus Domingos Oficial, conhecido como “Herói de Viana”, interrompeu a sua formação no Colégio de Polícia Comandante José Alfredo “Ekuikui”, poucos meses após o início do percurso formativo.

O menor, de 17 anos, ganhou notoriedade em 2025 ao protagonizar um acto de bravura, ao auxiliar no resgate de vários cidadãos vítimas de um acidente de viação, em que uma viatura se despistou para uma vala de drenagem, no município de Viana, em Luanda.

Na sequência da comoção pública e a pedido de cidadãos, como forma de permitir a continuidade da sua formação e futura integração na Polícia Nacional, Mateus foi admitido no Colégio de Polícia Comandante José Alfredo “Ekuikui”.

Em menos de um ano, para surpresa do público, a direcção da instituição de ensino informou que Mateus decidiu, de livre e espontânea vontade, desistir dos estudos, “apesar de ter demonstrado uma aprendizagem acelerada e significativa em diversas disciplinas, fruto do regime de interdisciplinaridade especificamente implementado para adequar o ensino às suas necessidades”.

Num comunicado de imprensa a que o Portal Ponto de Situação teve acesso, a direcção do colégio assegura manter-se disponível para prestar orientação e acompanhamento ao menor.

O ministro do Interior, Manuel Homem, reagiu com tristeza à desistência do adolescente que ficou conhecido como “Herói de Viana”.

“As escolhas fazem parte da vida, e cada um segue o seu tempo e o seu rumo. Desejamos ao Mateus um caminho de luz, serenidade, sucesso e muitas conquistas. Que a vida lhe reserve novas oportunidades e que nunca lhe falte coragem para recomeçar”, afirmou.

Refira-se que, até ao momento, as reais razões que levaram Mateus Domingos Oficial a interromper o processo de ensino-aprendizagem no Colégio de Polícia permanecem desconhecidas.

LEIA TAMBÉM: ECONOMISTA ALERTA: 50% DOS PROBLEMAS FAMILIARES TÊM ORIGEM NA MÁ GESTÃO FINANCEIRA