CIDADÃO AMERICANO DETIDO POR ALEGADO ASSASSINATO DE SEGURANÇA ANGOLANO APÓS COBRANÇA DE DÍVIDA

Um cidadão norte-americano de 34 anos, residente em Luanda, foi detido na tarde de quinta-feira, 17 de Julho, sob acusação de homicídio contra António Coque Kuitula, um segurança angolano de 31 anos, por este ter alegadamente cobrado uma dívida ao acusado.

CIDADÃO AMERICANO DETIDO POR ALEGADO ASSASSINATO DE SEGURANÇA ANGOLANO APÓS COBRANÇA DE DÍVIDA

O suspeito, identificado como Utana Feijó Pacavira, filho de um cidadão angolano,  terá assassinado a vítima com recurso a uma faca, após um desentendimento relacionado com a venda de uma residência, de acordo com informações prestadas pela família do malogrado.

António Kuitula encontrava-se em serviço numa residência no bairro Benfica, onde, segundo os relatos, terá abordado o acusado com o objectivo de cobrar a sua parte num valor previamente acordado. Ainda de acordo com os familiares, o cidadão norte-americano estaria sob efeito de álcool no momento dos factos.

Segundo as mesmas fontes, o agressor atingiu inicialmente a vítima com um objecto não identificado, antes de o esfaquear brutalmente na zona do pescoço, olhos e orelha. Após constatar que o segurança já se encontrava sem vida, alegadamente arrastou o corpo para dentro da casa, depositando-o numa banheira da casa de banho.

A ausência de António Coque Kuitula foi notada por um colega de serviço, também guarda na mesma residência, que seguiu um rasto de sangue até encontrar o corpo da vítima. O colega notificou de imediato a família, que accionou as autoridades.

Após a detenção, o suspeito foi inicialmente conduzido à Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) do Benfica, tendo posteriormente sido transferido para o Comando Municipal de Talatona, e, no final do dia seguinte, encaminhado para as instalações do Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Luanda, onde permanece sob custódia.

De acordo com uma fonte contactada pelo Portal Ponto de Situação, durante a busca à residência do acusado, foram apreendidas duas armas de fogo do tipo AKM.

O caso continua sob investigação, enquanto se aguardam mais esclarecimentos por parte das autoridades competentes.