DOIS EX-AGENTES DO SIC ENTRE OS QUATRO ELEMENTOS DETIDOS PELA POLÍCIA NACIONAL SUSPEITOS DE ROUBO

Diante de uma queixa-crime, efectivos da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) da Samba desenvolveram diligências recentemente que culminaram na detenção de quatro presumíveis cidadãos, entre os quais dois antigos agentes do SIC, suspeitos da prática de crime de roubo qualificado com recurso a arma de fogo.

DOIS EX-AGENTES DO SIC ENTRE OS QUATRO ELEMENTOS DETIDOS PELA POLÍCIA NACIONAL SUSPEITOS DE ROUBO

Entre os detidos, encontra-se um cidadão de 44 anos, natural da província do Cuanza Norte e residente em Luanda.

No documento consultado, consta também a detenção de outros dois acusados, de 35 e 27 anos.

Das revistas efectuadas, segundo a DIIP, foi possível apreender uma arma de fogo do tipo pistola, de marca Jericho, com o número 941 FS, com um carregador contendo sete munições, um par de algemas, uma viatura de marca Suzuki S-Presso de cor preta, com a chapa de matrícula LDA-40-62-AD, três telemóveis de marcas diversas e três passes do SIC, sendo um de agente.

Foi ainda encontrado, alegadamente, outro passe com a patente de Sub-inspector, ao cargo de chefe de brigada, que, pela diferença de material, se suspeita ser falso, bem como outro com a patente de agente, que igualmente aparenta ser falsificado. Foram também apreendidas duas carteiras profissionais, nove Bilhetes de Identidade e cinco cartões multicaixa.

Indagados sobre a referida acção ilícita, segundo informações, os detidos terão confessado envolvimento em práticas ilegais. No entanto, afirmaram não ter empunhado a arma de fogo, mas admitiram ter efectuado transferências no valor de 11 milhões e quinhentos mil kwanzas, os quais foram posteriormente divididos entre os envolvidos, tendo sido atribuída uma quantia de um milhão de kwanzas ao motorista da viatura.