HOMENS ARMADOS RAPTAM CENTENAS DE ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA CATÓLICA NA NIGÉRIA

Um grupo armado, a bordo de cerca de 60 motorizadas e automóveis, raptou, nos últimos dias, centenas de alunos da Escola Primária e Secundária Católica Santa Maria, na Nigéria, levando-os para destino incerto, numa altura em que aumenta o clima de tensão neste território africano.

Após sucessivos ataques de grupos muçulmanos contra comunidades cristãs, na madrugada de 21 de Novembro, indivíduos fortemente armados voltaram a actuar. O ataque, que está a merecer condenação internacional, ocorreu no Estado do Níger, a norte do país.

A Igreja Católica local, concretamente a Diocese de Kontagora, repudiou de forma veemente “o ataque e rapto de alunos, estudantes e professores da Escola Primária e Secundária Católica Santa Maria, Papiri”, instituição que funciona também como internato.

Segundo o comunicado assinado pelo secretário diocesano, Jatau Luka Joseph, durante a investida um dos seguranças da escola ficou gravemente ferido.

“As agências de segurança foram imediatamente informadas e iniciaram esforços coordenados para garantir que os reféns regressem em segurança”, lê-se na nota oficial.

 LEIA TAMBÉM:NA NIGÉRIA: COM AMEAÇAS DE GRUPOS MUÇULMANOS CHEGAM RELATOS DE PADRES A CELEBRAR MISSAS ARMADOS