ANTIGO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO ANGOLANA DE XADREZ destaca IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO NA MODALIDADE
O antigo presidente da FAX, Rogério Silva, destacou recentemente a necessidade de se investir nas categorias de base, a nível do Xadrez, pra o desenvolvimento da modalide no país.

“O Xadrez tem trazido títulos continentais para Angola, mas é essencial apostar na formação, pois é aí que nascem os futuros campeões seniores. Precisamos de prestígio em África”, frisou.
Confiança no novo elenco
Rogério Silva durante a sua tomada de tome, afirmou conhecer bem os membros do elenco agora empossado. “Tenho plena confiança nas suas capacidades, dedicação e paixão pelo xadrez. Acredito que saberão assumir esta missão, promover uma dinámica mais moderna e tirar proveito das tecnologias de informação e da inteligência artificial”, disse.
Silva reconheceu ainda que há hoje maior abertura para participar em competições internacionais e garantiu que a nova direcção tudo fará para que Angola conquiste títulos em provas fora de portas.
Plano estratégico até 2028
Mário Neves pretende, até 2028, integrar o xadrez no currículo escolar, capacitar professores, distribuir material didáctico e aplicar programas curriculares em 30 escolas de oito províncias.
Outra meta é o reforço dos clubes a nível nacional, com o mapeamento e diagnóstico dos que estão activos, bem como a criação de núcleos em zonas com fraca representação.
Sob o lema “Inclusão e inovação no xadrez para o engrandecimento da Nação”, a nova direcção compromete-se a criar uma base de dados de talentos emergentes e lançar programas de bolsas para jovens promissores.
Tecnologia como aliada da expansão
O plano estratégico prevê ainda a criação de um site oficial com rankings actualizados, informações sobre competições, e o lançamento de plataformas digitais para jogadores e treinadores.
A par disso, está previsto o desenvolvimento de aplicações móveis de acesso fácil, bem como a introdução de sistemas de inscrições automáticas e relatórios digitais.
Por fim, a nova direcção compromete-se a identificar patrocinadores locais dispostos a apoiar o crescimento sustentado da modalidade.