BARCO COM IMIGRANTES NAUFRAGA NA COSTA DA ÁFRICA OCIDENTAL E FAZ 70 MORTOS
70 pessoas perderam a vida após o naufrágio de um barco que transportava migrantes ao largo da costa da África Ocidental, informou na noite de sexta-feira, 29, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia.

A embarcação, que terá partido da Gâmbia e transportava sobretudo cidadãos gambianos e senegaleses, afundou-se na manhã de quarta-feira, 27, perto da costa da Mauritânia. Segundo o comunicado, cerca de 150 pessoas seguiam a bordo. Apenas 16 foram resgatadas com vida.
As autoridades mauritanas recuperaram 70 corpos entre quarta e quinta-feira, mas testemunhas estimam que mais de uma centena de pessoas possa ter morrido no desastre.
A rota atlântica da África Ocidental até às Ilhas Canárias, em Espanha, é considerada uma das mais perigosas do mundo. Apesar disso, continua a ser utilizada por milhares de africanos em busca de melhores condições de vida na Europa.
De acordo com dados da União Europeia, mais de 46 mil migrantes irregulares chegaram às Canárias no ano passado, um número recorde. Porém, mais de 10 mil perderam a vida na travessia, um aumento de 58% em relação a 2023, segundo a organização de direitos humanos Caminando Fronteras.
Face à tragédia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia apelou aos seus cidadãos para que “se abstenham de embarcar em viagens tão perigosas, que continuam a ceifar inúmeras vidas”.