BISPOS ESCLARECEM RUMORES SOBRE ALEGADA CARTA CONTRA A VINDA DA SELECÇÃO ARGENTINA A ANGOLA

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) desmentiu, esta sexta-feira, 22 de Agosto, ter sido uma das signatárias da carta aberta enviada à Federação Argentina de Futebol, que apelava ao cancelamento do jogo amistoso entre Angola e  selecção “Leonel Messi”, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência.

“…nunca foi tema de discussão nos seus encontros…”.

De acordo com o documento, datado de 19 de Agosto e posto a circular nas redes sociais e divulgado por alguns órgãos de comunicação social, os subscritores da carta são a Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Integridade da Criação da CEAST, a Pro Bono Angola, a Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) e a Friends of Angola (FoA).

“Este apelo não se opõe ao desporto nem aos laços de amizade entre os povos. Pelo contrário, trata-se de um grito de consciência diante da dolorosa realidade vivida por milhões de angolanos, uma realidade que contrasta de forma chocante com a ostentação e os gastos milionários envolvidos na organização deste evento”, lê-se na carta atribuída às organizações da sociedade civil.

Em comunicado oficial, a CEAST esclareceu que não participou na elaboração do documento e garantiu que o assunto “nunca foi tema de discussão nos seus encontros”.

“Aproveitamos o ensejo para informar a todos os meios de comunicação social que os documentos que vinculam a CEAST são assinados e chancelados pelos bispos, ou por um dos bispos”, sublinha a nota assinada pelo Arcebispo de Saurimo e presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, e pelo Bispo de Caxito e Secretário-Geral da CEAST, Dom Maurício Agostinho Camuto.