CASSEQUEL DO BURACO GANHA NOVO POSTO POLICIAL E REFORÇA SEGURANÇA DA COMUNIDADE

O bairro Cassequel do Buraco, no município da Maianga, passou a contar, desde esta terça-feira, 23, com um novo posto policial, inaugurado pelas autoridades locais com o objectivo de reforçar a segurança pública e aproximar os serviços da Polícia Nacional a população.

Imagem: DR Ponto de Situação

A inauguração da infra-estrutura contou com a presença de representantes da Polícia Nacional, da Administração Municipal da Maianga, líderes comunitários, entidades religiosas e moradores do bairro.

Por sua vez, o administrador municipal da Maianga, Orlando Paca, manifestou satisfação pela concretização de uma promessa feita à comunidade. Segundo explicou, o antigo destacamento policial funcionava em condições precárias, uma vez que o contentor que servia de instalação se encontrava bastante degradado, dificultando o trabalho dos efectivos destacados para a zona.

“Trabalhámos em estreita coordenação com o comando municipal da Polícia Nacional para oferecer melhores condições aos agentes e garantir um atendimento mais eficaz à população. Hoje inauguramos uma infra-estrutura que foi elevada à categoria de posto policial, funcionando 24 horas por dia e com um responsável permanente para acompanhar as actividades policiais”, afirmou.

Administrador da Maianga, Orlando Paca/ Imagem: DR Ponto de Situação

O responsável apelou ainda à colaboração dos moradores, sublinhando que a segurança pública é uma responsabilidade partilhada entre as autoridades e a comunidade.

“A Polícia trabalha com base nas denúncias e informações fornecidas pelos cidadãos. Por isso, é importante que a população denuncie os infractores para fortalecer o sentimento de segurança no bairro”, referiu.

Orlando Paca apelou igualmente às famílias a denunciarem casos de violência doméstica e violência sexual contra menores, considerando que tais práticas prejudicam a convivência social e o desenvolvimento saudável da comunidade.

Porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel/ Imagem: DR Ponto de Situação

Na ocasião, o porta-voz da Polícia Nacional, Nestor Goubel, destacou que a abertura do posto policial resulta da resposta da Administração Municipal da Maianga às preocupações manifestadas pelos moradores relativamente à segurança pública.

Em representação dos moradores, o coordenador da comissão de moradores do Cassequel do Buraco, Nelson Bartolomeu, agradeceu o empenho da Administração Municipal e destacou o impacto positivo da nova infra-estrutura.

“Recebemos este posto policial com enorme satisfação. As condições agora criadas vão permitir melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade e reforçar a tranquilidade dos moradores”, afirmou.

O responsável comunitário apelou ainda à preservação do património recém-inaugurado, lembrando que a sua construção exigiu grande esforço das autoridades e da população.

Alguns moradores também manifestaram a sua satisfação com a inauguração. Paula dos Santos António considerou que a presença permanente da Polícia Nacional contribuirá para aumentar a tranquilidade dos residentes e facilitar a denúncia de eventuais ocorrências.

Imagem: DR Ponto de Situação

Já Maria da Silva, residente no bairro desde Novembro de 1975, recordou que o Cassequel do Buraco sempre foi uma comunidade pacífica e com baixos índices de delinquência. Aproveitou a ocasião para solicitar a melhoria das vias de acesso, através da asfaltagem das ruas, e a construção de uma capela católica para servir a população local.

Apesar de não registar níveis alarmantes de criminalidade, os moradores acreditam que o novo posto policial permitirá uma melhor organização da segurança e uma resposta mais rápida às preocupações da comunidade.

A cerimónia ficou igualmente marcada por um momento de oração conduzido por um sacerdote da Igreja Católica, antes do descerramento da placa e da inauguração oficial da infra-estrutura.

LEIA TAMBÉM: POLÉMICA SOBRE OSSADAS DO 27 DE MAIO: SOBREVIVENTES DENUNCIAM IRREGULARIDADES NA LISTA DA CIVICOP