CIDADÃOS OBRIGADOS A ADIAR COMPROMISSO LABORAL DEVIDO A CHUVA

Vários trabalhadores viram-se impedidos de cumprir o expediente na manhã desta segunda-feira, 8, em virtude da chuva que caiu durante a madrugada e persistiu ao longo do dia, no município dos Mulenvos, província de Luanda.

IMAGEM:INAMET

Eram 5h00 quando o Ponto de Situação testemunhou um grupo de mulheres determinado a chegar ao local de trabalho. A chuva teimosa e os constrangimentos provocados pelas águas transformaram o caminho numa aventura impraticável. Sem alternativas viáveis e já encharcadas pelas primeiras horas do dia, acabaram por regressar a casa

O cenário, era de ruas intransitaveis e falta de táxi. Esta, é a fotográfica que se registava na rua dos Postos (Capalanga), numa altura em que a chuva contínuava a inquietar os residentes do bairro Famosa, e Cidade Baixa.

Os moradores que aguardavam atentamente em pé, na porta de suas rsidencias, a fim de ver o cessar da chuva lamentavam; "mana não sei se vou mesmo vender hoje, eu não vou com está chuva maligna, só Deus!" Lamentou uma cidadã, visivelmente descontente com início da época chuvosa.

Os adolescentes que se dedicam a recolhas de resíduos sólidos contaram que ainda nos Mulenvos, exatcamente, na rua do "Bar de madeira" um de seus amigos, morreu no posto de electricidade.

O Ponto de Situação, contactou a fonte, este por sua vez sem gravar entrevista disse: " meu cota, devido a chuva não posso parar para conversar", e lá foi o adolescente de aproximadamente 12 anos, com passos largos e um saco de ferro.

Para alguns, a chuva representa perigo, mas, para os outros, é motivo de alegria.

As ruas estão completas ensuladas, e os motos taxistas, lançam preços altos, aí passo que os automoblistas, aproveitam efectuar rotas curtas.

O cenário tornou-se, preocupante, para os passageiros, mas, para os lotadores, é uma oportunidade para faturar (lucrar), “hoje o dia ta bem numa” considerou um deles.

Nesta altura, o pressário do taxi já havia alterado de 300 (trezentos) kwanzas para 500 (quinhentos), devido a chuva.

Enquanto chuvia, a equipa de reportagem do portal Ponto de Situação, abrigou-se dentro de uma cantina enquanto reportava os factos.

LEIA TAMBÉM EM:INE: POR CADA 100 MULHERES EXISTEM 96 HOMENS EM ANGOLA