FALSO EFECTIVO DAS FAA BURLA 9 MILHÕES DE KWANZAS COM FALSAS PROMESSAS DE EMPREGO

Um suposto efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA) é suspeito de integrar uma rede criminosa que burlou vários cidadãos em cerca de 9 milhões de kwanzas, através de falsas promessas de emprego.

Imagem: SIC

O esquema fraudulento terá ocorrido na província do Bié e, nesta altura, alguns integrantes do grupo já se encontram a contas com a Justiça, incluindo o principal suspeito, um cidadão de 37 anos, portador de deficiência visual, que se fazia passar por efectivo das FAA.

Nos últimos sete dias, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Bié procedeu à detenção de 18 cidadãos nacionais, envolvidos nos crimes de associação criminosa, furto, posse ilegal de arma de fogo, exercício ilegal de profissão, burla qualificada e agressão ao ambiente.

Durante a operação, o SIC apreendeu uma arma de fogo do tipo AKM, com 10 munições, uma motorizada da marca Kawasaki, um computador portátil, uma garrafa de gás butano de 12 quilogramas e 100 sacos de carvão.

No decurso da mesma acção investigativa, o SIC deteve ainda quatro cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 22 e os 40 anos, implicados no crime de homicídio qualificado, motivado por crença em feitiçaria, no município do Andulo, aldeia de Kariongo.

A vítima foi uma anciã de 70 anos de idade, tendo o crime ocorrido no dia 20 de Agosto de 2020, segundo refere uma nota do SIC.

LEIA TAMBÉM: AS PRISÕES DO ÓDIO E AS CHAVES DO AMOR