FAZIAM-SE PASSAR POR EFECTIVOS DA POLÍCIA, SIC E FAA: DETIDOS  PRESUMÍVEIS ASSALTANTES ENVOLVIDOS NO ROUBO DE MAIS DE 85 MILHÕES DE KWANZAS

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou publicamente um grupo de de seis presumíveis assaltantes, que se faziam passar por efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), da Polícia Nacional e do próprio SIC, suspeitos de terem subtraído mais de 85 milhões de kwanzas.

imagem: SIC

Com idades compreendidas entre os 22 e os 50 anos, são acusados de praticar vários assaltos à mão armada, tanto na via pública como em estabelecimentos comerciais, com actuação registada nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Bengo e Cuanza-Norte.

Para facilitar as suas acções criminosas, os suspeitos exibiam passes de identificação falsos da Polícia Nacional, o que lhes permitia circular e actuar com aparente legitimidade. Entre os membros do grupo, constam indivíduos que se faziam passar por efectivos do SIC e um outro por Comandos.

Munidos dessas falsas credenciais, conseguiam aceder com maior facilidade a estabelecimentos comerciais e estaleiros pertencentes a cidadãos estrangeiros, com particular incidência em empresários de nacionalidade asiática.

Numa das acções mais recentes, o grupo é acusado de ter invadido um estaleiro de cidadãos estrangeiros, localizado no município de Cacuaco, de onde terá subtraído 10 mil dólares norte-americanos.

Durante a detenção, efectuada na semana finda, foram apreendidas na posse dos suspeitos duas armas de fogo do tipo pistola, diversas munições e vários uniformes militares, materiais utilizados para consumar os crimes e sustentar a falsa identidade.

 

LEIA TAMBÉM: MARGINAIS MATAM A TIRO EFECTIVO DA POLÍCIA NACIONAL NO CAZENGA