HUAMBO: FALTA DE HOSPITAIS PROVOCA MORTES EM VÁRIAS ALDEIAS

O secretário provincial do PRS no Huambo, Soliya Selende, afirmou esta quarta-feira, 20 de Agosto, que a carência de hospitais em diversas localidades da província continua a ser uma das principais causas de mortalidade.

HUAMBO: FALTA DE HOSPITAIS PROVOCA MORTES EM VÁRIAS ALDEIAS

 dirigente político considera crítica a situação vivida pelos habitantes do Huambo.

De acordo com Soliya Selende, a população tem denunciado, ao longo dos anos, a ausência de serviços sociais básicos em várias zonas da província.

“Éramos muito mal falados por alguns, que hoje reconhecem o que já vínhamos a alertar. Outros queixavam-se junto dos chefes, numa tentativa de bajular, quando denunciávamos os problemas do Huambo”, afirmou o secretário provincial do PRS.

Para o político,  o Governo Provincial do Huambo ainda não conseguiu resolver a falta de escolas em várias comunidades do planalto central. A ausência de hospitais e medicamentos é apontada como outra das grandes preocupações para os residentes das aldeias.

“Se não resolverem o problema da falta de hospitais, continuará a morrer muita gente”, alertou o dirigente político.

Além da carência de unidades sanitárias, os moradores enfrentam igualmente dificuldades relacionadas com a escassez de água potável, energia eléctrica e medicamentos. Um dado que também foi divulgado pelo líder do PRS na província do Huambo.

Na Caála, por exemplo, garante que os populares asseguram que a falta de medicamentos permanece uma das principais causas de morte, apelando à intervenção urgente das autoridades competentes.

SAIBA TAMBÉM: PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA DEFENDE ACÇÃO URGENTE CONTRA POBREZA NO CONTINENTE