INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ASSUME COZINHA NO DUBAI
O restaurante Woohoo, localizado no Centro do Dubai, abre as portas no mês de Setembro e promete cozinha chefiada por Inteligência Artificial.

Ao longo dos anos a Inteligência artificial tem cada vez mais tomado posição de tarefas e funções outrora competentes aos seres humanos, com certeza não podiam os nossos antepassados imaginar que um dia teríamos máquinas capazes de imitar com perfeição o trabalho de mãos humanas.
O restaurante que se autodenomina como “jantando no futuro”, abrirá as portas no mês de Setembro e terá como chefe de cozinha uma IA de nome “Chef Aiman”.
O restaurante será inaugurado em setembro no Dubai no centro da cidade, a poucos passos do edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa.
Segundo os fundadores, o Woohoo não prevê dispensar o trabalho humano, a IA será responsável por desenhar o ambiente, o serviço do restaurante e pela criação do menu, mas os pratos serão refinados por cozinheiros humanos.
“A cozinha humana não será substituída, mas acreditamos que o Aiman elevará as ideias e a criatividade”, afirmou Ahmet Oytun Cakir, um dos fundadores do restaurante Woohoo.
De acordo com Ahmet, o “Chef Aiman” foi treinado com dados de composição molecular e investigações na área alimentar, e procura combinar ingredientes de forma mais eficaz possível para criar experiências de sabores invulgares.
Em uma simulação, a IA afirmou que os feedbacks do cozinheiro humano estão a ajudar a consciência virtual a refinar a compreensão e criar uma mistura de ciência e culinária de verdade.
Os fundadores da Woohoo preveem a longo prazo a licença do modelo para restaurantes em todo o mundo, o que reduziria o desperdício na cozinha e aperfeiçoaria a sustentabilidade, uma vez que o Chef Aiman promove uma gastronomia sustentável, sendo capaz de desenvolver receitas que reutilizam ingredientes que normalmente seriam descartados, como gordura e aparas de carne.
A tecnologia já está a ser testada em outro restaurante do grupo, de nome “Trove”, também no Dubai.
O que nos reserva o futuro?
Uma pesquisa realizada pelo Fórum Económico Mundial revela que 41% das empresas planeiam reduzir sua força de trabalho até 2030 devido aos avanços em IA.
No entanto, a mesma pesquisa mostra que 77% das empresas têm como objectivo requalificar os seus funcionários com a ajuda da IA. Com isso, enquanto alguns cargos podem desaparecer, outros irão evoluir, criando demanda por novas habilidades.
ASSISTA AGORA CLICANDO AQUI VALOR HISTÓRICO, CULTURAL E ESPIRITUAL DOS NOMES NA LÍNGUA KIMBUNDU