MINSA ENVIA SEGUNDO GRUPO DE ENFERMEIROS PARA FORMAÇÃO EM INFECCIOLOGIA NO BRASIL

O Ministério da Saúde (MINSA) realizou, recentemente a cerimónia de despedida do segundo grupo de enfermeiros que seguirá para o Brasil para um curso de especialização em Infecciologia, no quadro do Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos em Saúde.

O grupo, composto por profissionais das províncias do Bengo, Huambo e Zaire, participará em estágios curriculares em instituições de referência internacional, como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Hospital São Paulo e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, reconhecidos pela excelência no combate às doenças infecciosas.

Job Monteiro, coordenador da UIP, destacou a relevância da iniciativa para o reforço do sistema nacional de saúde.

“Com este grupo e o que partiu na semana passada, damos passos firmes para atingir os 50 especialistas até ao final do ano – um marco histórico para o país.”

Os enfermeiros expressaram gratidão e compromisso em regressar com novas competências para salvar vidas e melhorar o atendimento de casos de doenças infecciosas.

O projecto prevê formar cerca de 300 enfermeiros até 2026, num investimento estratégico que vai robustecer a capacidade de resposta do país aos desafios sanitários.

 LEIA TAMBÉM:DELEGAÇÕES DE VÁRIOS PAÍSES ABANDONAM PLENÁRIO DA ONU EM PROTESTO CONTRA NETANYAHU