PADRE DA ARQUIDIOCESE DO HUAMBO ENCONTRADO MORTO: PAI É O PRINCIPAL SUSPEITO
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta terça-feira, 5 de Agosto, Amândio dos Santos Samba, apontado como o principal suspeito da morte do Padre Vasco Conguela Samba, seu filho biológico, encontrado sem vida nas primeiras horas de quarta-feira, 6, submerso na barragem do rio Kuando, província do Huambo.
O sacerdote, que exercia funções como vigário da Paróquia de São João, afecto à Arquidiocese do Huambo, estava desaparecido desde o dia 31 de Julho. Durante vários dias, o seu paradeiro era desconhecido, alimentando o clima de angústia entre familiares, fiéis e autoridades eclesiásticas.
Após diligências realizadas pelo SIC, foi possível localizar o cadáver, pondo fim à busca. A revelação que mais surpreendeu a comunidade local prende-se com a identidade do principal suspeito do crime: o pai do malogrado.
“Nesta conformidade, o cidadão ora detido será presente ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes, enquanto outras diligências prosseguem para o devido esclarecimento deste crime. Apela-se a todos, particularmente aos familiares e à comunidade católica, serenidade enquanto o processo decorre”, lê-se na nota do SIC que chegou a Redacção do Portal Ponto de Situação.
O corpo do sacerdote encontra-se na morgue do Hospital Geral do Huambo, onde será submetido a perícia médico-legal para apuramento das causas da morte.