PARTEIRAS TRADICIONAIS RECEBEM TÉCNICAS SOBRE SAÚDE SEXUAL

Mais de 100 parteiras tradicionais do município do Cachiungo, província do Huambo, participaram, nesta quinta-feira, 14 de Agosto, numa acção de capacitação sobre saúde sexual e reprodutiva.

PARTEIRAS TRADICIONAIS RECEBEM TÉCNICAS SOBRE SAÚDE SEXUAL

A iniciativa, promovida pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), em parceria com o governo provincial do Huambo, visa reforçar o papel das parteiras tradicionais na promoção da saúde materno-infantil, sobretudo no acompanhamento de partos normais e na actuação em casos de risco para a vida das parturientes.

Segundo a directora nacional para Políticas Familiares do MASFAMU, Santa Ernesto, a instituição tem vindo a cooperar com as parteiras tradicionais não só no acompanhamento às unidades sanitárias, mas também na promoção de hábitos de alimentação saudável, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida das famílias.

A formação procurou fortalecer as competências e a responsabilidade das parteiras, garantindo maior qualidade na prestação de serviços comunitários.

Durante o acto, foram ainda entregues kits profissionais de primeiros socorros às participantes, com o objectivo de assegurar melhor assistência às mulheres grávidas e apoiar a chegada de recém-nascidos em condições de maior segurança.

LEIA TAMBÉM: INDÚSTRIA DO TABACO CAUSA MAIS DE OITO MILHÕES DE MORTES POR ANO