IMPORTÂNCIA DOS MÉDICOS DE FAMÍLIA NO SISTEMA DE SAÚDE

O médico de Família, é considerado como um especialista que acompanha uma família ao longo de vários anos, desde a gravidez da mãe, da infância à idade adulta.

IMPORTÂNCIA DOS MÉDICOS DE FAMÍLIA NO SISTEMA DE SAÚDE
IMPORTÂNCIA DOS MÉDICOS DE FAMÍLIA NO SISTEMA DE SAÚDE

Estes especialistas acompanham uma família ao longo de vários anos, desde a gravidez da mãe, da infância à idade adulta.

Mais do que tratar doenças, o médico de família é um profissional da prevenção, que cuida de pessoas e não apenas de sintomas, gerindo aspectos médicos, psicológicos e, por vezes, até sociais e económicos.

Quando se fala em médico de família, é comum imaginar aquele profissional próximo, que conhece os seus utentes pelo nome, compreende o seu contexto e história de vida, e actua sobretudo na atenção primária à saúde.

O médico de família é, muitas vezes, o primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde. Ao identificar e acompanhar precocemente sintomas e doenças, ajuda a reduzir a pressão sobre os hospitais e especialistas, melhora a qualidade de vida da população e garante o acesso a cuidados de saúde, mesmo em zonas remotas.

Este ano, a campanha tem como tema: “Construir Resiliência Mental num Mundo em Transformações”, sublinhando o papel fundamental dos médicos de família também na saúde mental dos seus pacientes.

O dia 19 de Maio assinala, assim, a celebração do Dia Mundial do Médico de Família, uma data instituída em 2010 pela Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA), com o propósito de reconhecer e valorizar estes profissionais essenciais ao bom funcionamento dos sistemas de saúde.