IMPORTÂNCIA DOS MÉDICOS DE FAMÍLIA NO SISTEMA DE SAÚDE
O médico de Família, é considerado como um especialista que acompanha uma família ao longo de vários anos, desde a gravidez da mãe, da infância à idade adulta.
Estes especialistas acompanham uma família ao longo de vários anos, desde a gravidez da mãe, da infância à idade adulta.
Quando se fala em médico de família, é comum imaginar aquele profissional próximo, que conhece os seus utentes pelo nome, compreende o seu contexto e história de vida, e actua sobretudo na atenção primária à saúde.
O médico de família é, muitas vezes, o primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde. Ao identificar e acompanhar precocemente sintomas e doenças, ajuda a reduzir a pressão sobre os hospitais e especialistas, melhora a qualidade de vida da população e garante o acesso a cuidados de saúde, mesmo em zonas remotas.
Este ano, a campanha tem como tema: “Construir Resiliência Mental num Mundo em Transformações”, sublinhando o papel fundamental dos médicos de família também na saúde mental dos seus pacientes.
O dia 19 de Maio assinala, assim, a celebração do Dia Mundial do Médico de Família, uma data instituída em 2010 pela Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA), com o propósito de reconhecer e valorizar estes profissionais essenciais ao bom funcionamento dos sistemas de saúde.