POLÍCIA NACIONAL GANHA REFORÇO COM EX-MILITARES
Um total de 994 ex-militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) passaram, oficialmente, a integrar a Polícia Nacional de Angola (PNA), após concluírem o 21.º Curso Básico de Polícia e o 7.º Curso de Especialização em Guardas Fronteiriços.
1.
A cerimónia de encerramento decorreu nesta segunda-feira, 15 de Setembro de 2025, no Centro de Formação e Adestramento Mártires da Môngua, província do Bengo, e foi presidida pelo 2.º Comandante-Geral da PNA, Comissário-Chefe Domingos Ferreira de Andrade.
O evento contou ainda com a presença do Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras, Comissário-Chefe José Domingos Moniz, de membros do Conselho Superior de Polícia e de distintas entidades convidadas.
Durante a apresentação do relatório-síntese da formação, o Comandante do Centro de Formação da Môngua, Superintendente-Chefe Alfredo Alfa, explicou que os cursos tiveram como objectivo dotar os formandos de competências técnicas e práticas na área policial e de guarda fronteiriça.
A capacitação incluiu matérias de táctica e técnica de combate ao crime transfronteiriço, bem como de prevenção de outras ameaças.
O oficial sublinhou que a formação procurou, igualmente, incutir valores éticos, disciplinares e profissionais, de forma a reforçar a confiança e a aceitação da comunidade, no âmbito da política de aproximação polícia/cidadão.
No seu discurso, o 2.º Comandante-Geral da PNA destacou o empenho e a dedicação dos formandos, que, apesar das dificuldades enfrentadas, conseguiram concluir a formação com qualidade, estando agora aptos para cumprir missões de protecção das fronteiras e manutenção da ordem pública.
LEIA TAMBÉM: ROBERT LEWANDOWSKI “CULPA” MESSI E CR7 POR NÃO TER SIDO MELHOR DO MUNDO