PRESIDENTE DA ANATA SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA E TERRORISMO
Francisco Paciente, presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), foi detido na sexta-feira, 8 de Agosto, alegadamente por envolvimento em vários crimes, com destaque para associação criminosa, incitação à violência e terrorismo.
Após um período de ausência de informações sobre as motivações da detenção, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) esclareceu, este sábado, 9 de Agosto, que Francisco Paciente está arrolado no processo-crime que levou à detenção do vice-presidente da ANATA, Rodrigo Luciano Catimba.
Pesam sobre Francisco Paciente suspeitas de envolvimento na prática dos crimes de associação criminosa, incitação à violência, atentado contra a segurança nos transportes e terrorismo.
Segundo o SIC, existem indícios de que o líder da associação de taxistas terá promovido actos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados, registados entre os dias 28 e 30 de Julho.
De acordo com aquele órgão do Ministério do Interior, no processo em que figuram como arguidos o vice-presidente e o presidente da ANATA, estão igualmente implicados outros cidadãos.