PRESIDENTE DO MÉXICO VÍTIMA DE ASSÉDIO SEXUAL

A Presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual esta semana, protagonizado por Uriel Rivera Martínez, um cidadão mexicano, enquanto caminhava a poucos metros do Palácio Nacional.

PRESIDENTE DO MÉXICO VÍTIMA DE ASSÉDIO SEXUAL

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, vê-se o momento em que o incidente ocorreu, na terça-feira, 4 de Novembro, quando o homem se aproximou de Claudia Sheinbaum, colocou as mãos sobre o ombro, tocou-lhe no quadril e no seio, além de tentar beijá-la no pescoço.

O episódio, que gerou forte repúdio na sociedade mexicana, levou à detenção imediata do agressor, que aparentava estar em estado de embriaguez. Actualmente, encontra-se sob custódia na Promotoria de Crimes Sexuais da Cidade do México.

“Se isto é feito com a Presidente, o que acontecerá com as jovens mulheres do nosso país? O espaço pessoal de nenhuma mulher deve ser violado”, reagiu Claudia Sheinbaum, num pronunciamento posterior.

A ministra da Mulher, Citlali Hernández, também repudiou o acto, sublinhando que “a violência que nós, mulheres, sofremos provém da normalização que alguns homens têm em relação à invasão do nosso espaço pessoal e do nosso corpo”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi), 15,5% das mulheres mexicanas já foram vítimas de assédio sexual, apalpamento, exibicionismo ou tentativa de violação, enquanto entre os homens o índice é cinco vezes menor (3,2%).

O mesmo levantamento aponta que mais de 70% das mulheres mexicanas com mais de 15 anos já sofreram algum tipo de violência, psicológica (52%), física (35%) ou sexual (48%). Estima-se ainda que cerca de 90% dos casos não sejam denunciados.

LEIA TAMBÉM: MAIS DE 60% DOS INQUIRIDOS ACHAM QUE BUQUÊ DE FLORES AINDA É “COISA DE MULHER”