UNIDOS PELA ESPERANÇA: O MUNDO LEMBRA E HOMENAGEIA AS VÍTIMAS DO TERRORISMO
Com o lema “Unidos pela esperança, acção colectiva pelas vítimas”, assinala-se hoje, 21 de Agosto, o Dia Internacional da Lembrança e do Tributo às Vítimas do Terrorismo. A data presta homenagem a todas as pessoas que sofreram com ataques terroristas, reconhecendo a sua dor, resiliência e a necessidade de apoio permanente.

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017, através da Resolução 72/165, o dia procura reforçar a solidariedade global com as vítimas e os sobreviventes de actos terroristas.
Para 2025, o tema “Unidos pela esperança, acção colectiva pelas vítimas do terrorismo” sublinha o poder da união, destacando a importância de transformar a dor em propósito e de promover a solidariedade entre sobreviventes de todo o mundo.
Este dia representa ainda um apelo global para a promoção dos direitos humanos, o combate ao terrorismo em todas as suas formas e o reforço do compromisso com a paz e a protecção das vítimas, preservando ao mesmo tempo a memória colectiva, de modo a combater a indiferença e a construir sociedades mais resilientes.