ABERTO PROCESSO DE FORMALIZAÇÃO DE CANDIDATURAS RUMO AO CADEIRÃO MÁXIMO DO GALO NEGRO

A Comissão Organizadora do XIV Congresso Ordinário da UNITA anunciou, nesta quarta-feira, 8 de Outubro, a abertura do processo de formalização de candidaturas à presidência desta força política, cujo conclave decorrerá de 28 a 30 de Novembro próximo.

ABERTO PROCESSO DE FORMALIZAÇÃO DE CANDIDATURAS RUMO AO CADEIRÃO MÁXIMO DO GALO NEGRO

De acordo com o documento a que o Ponto de Situação teve acesso, o período de apresentação das candidaturas vai lugar até 22 de Outubro, enquanto a campanha eleitoral decorrerá entre 27 de Outubro e 26 de Novembro.

Os aspirantes à presidência deverão solicitar, por meio de uma carta dirigida à Comissão de Mandatos, o conjunto de documentos exigidos para formalizar a candidatura, nomeadamente: credencial do mandatário, dados de formalização, solicitação de atestado de militância, declaração de compromisso, lista de assinaturas dos membros da Comissão Política e lista para recolha de assinaturas de militantes nas 21 províncias.

Segundo o mesmo documento, os dados de formalização incluem ainda fotocópia do Bilhete de Identidade, fotocópia do cartão de membro da UNITA, autobiografia, certificado de registo criminal, comprovativo de militância num comité de base e lista de assinaturas, com um mínimo de 20% e um máximo de 33% dos membros efectivos da Comissão Política do partido.

Além disso, cada candidato deverá apresentar uma lista com assinaturas de, pelo menos, 100 militantes em gozo dos seus direitos, incluindo um mínimo de 50 militantes provenientes de cada uma das 21 províncias do país.

A Comissão Organizadora sublinha que cada militante poderá subscrever apenas uma lista, sob pena de invalidação da candidatura.

Dever do candidato com o partido

Outro requisito obrigatório para os concorrentes é a regularização do pagamento das quotas partidárias.

De recordar que já manifestou intenção de concorrer à presidência da UNITA Rafael Massanga Savimbi, enquanto fontes do Ponto de Situação confirmam que Adalberto Costa Júnior, actual líder do partido, tenciona disputar um novo mandato.

LEIA TAMBÉM: OS HERÓIS DO MEU TEMPO