ANGOLA ENVIA 75 TONELADAS DE PRODUTOS DIVERSOS PARA AS VÍTIMAS DAS CHEIAS EM MOÇAMBIQUE
Do 20 toneladas de produtos diversos entregues esta quarta-feira, 28 de Janeiro, compostas por medicamentos, materiais gastáveis e suplementos alimentares, Angola prevê o envio de 75 toneladas de ajuda humanitária às vítimas das cheias em Moçambique.
Dados oficiais indicam que 14 pessoas perderam a vida em consequência das cheias registadas nas últimas semanas naquele país africano, tendo sido igualmente inundadas mais de 150 mil residências.
Em gesto de solidariedade, o Governo angolano fez chegar às autoridades moçambicanas a primeira remessa da ajuda, estando previsto que as toneladas restantes sejam enviadas nos próximos dias.
A informação foi confirmada pelo secretário de Estado para a Saúde de Angola, Pinto de Sousa, que classificou a iniciativa como um acto de apoio fraterno, destinado a reduzir os efeitos devastadores das chuvas.
“Angola está de mãos dadas com Moçambique e, naturalmente, todo o apoio virá por parte do Governo angolano”, assegurou.
O gesto mereceu reacção positiva por parte do secretário de Estado da Economia de Moçambique, António Grispos, que reconheceu a importância da ajuda e expressou gratidão em nome do povo moçambicano.
“Estamos bastante sensibilizados por este gesto. Extremamente agradecidos por esta oferta, que vem minorar o sofrimento de muitos moçambicanos, nestas que poderão ser, talvez, as piores cheias do pós-independência, com um rasto devastador e profundamente desestabilizador”, afirmou.
Com esta iniciativa, Angola posiciona-se entre os primeiros países a prestar apoio às vítimas das cheias, perspectivando-se que outras ajudas cheguem de diferentes países e organizações internacionais, numa corrida contra o tempo, a água e o esquecimento.
LEIA TAMBÉM: O SACRIFÍCIO QUE MERECE SER HONRADO





































