ANTIGO PRESIDENTE DO BRASIL NA CADEIRA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

O antigo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi interrogado pelo Supremo Tribunal Federal esta semana, acusado de ter planeado um suposto golpe após as eleições de 2022.

ANTIGO PRESIDENTE DO BRASIL NA CADEIRA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
ANTIGO PRESIDENTE DO BRASIL NA CADEIRA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Segundo informações prestadas pela média internacional, entende-se que Bolsonaro e outros sete aliados também foram interrogados num processo considerado histórico.

É a primeira vez que um ex-presidente e militares de altas patentes, como generais e um almirante na reserva, respondem criminalmente por tentativa de subversão democrática no Brasil.

Perante a imprensa internacional, Bolsonaro adoptou um tom conciliador com a Corte e com o ministro Alexandre de Moraes, a quem, nos seus comícios públicos, chegou a pedir desculpas, depois de anos de antagonismo.

De acordo com relatos divulgados na internet, Bolsonaro voltou a negar qualquer intenção de ruptura democrática durante o seu governo. No entanto, admitiu ter discutido “possibilidades” de reverter o resultado eleitoral. Segundo afirmou, essas alternativas foram descartadas por não estarem em conformidade com a Constituição.

Segundo a acusação do Procurador-Geral da República, Paulo Genet, a tentativa de golpe liderada pelo núcleo agora interrogado terá começado com ataques ao sistema electrónico de votação.

Durante o governo de Bolsonaro (2019–2022), intensificou-se a pressão sobre as Forças Armadas com o objectivo de aderirem ao plano, culminando nos assaltos à sede dos Três Poderes, em Brasília, a 8 de Janeiro de 2023.

Leia também: UM ANO DEPOIS: PAI DESBLOQUEIA TELEMÓVEL DO FILHO E ENCONTRA IMAGEM DO ASSASSINO