ARRECADADOS 21,7 MILHÕES DE DÓLARES NO LEILÃO DE DIAMANTES BRUTOS

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) arrecadou cerca de 21,7 milhões de dólares no 17.º leilão Online de diamantes brutos, com a comercialização de 6.586,89 quilates provenientes de várias sociedades mineiras do país.

Imagem: RNA

Em comunicado, a SODIAM informou que foram licitadas 35 pedras especiais produzidas pelas minas do Luele, Catoca, Lulo, Calonda, Cuilo Kwenda, Kaixepa, Cuango, Somiluana, Mucuanza, Mussende, entre outras, além de um lote Run-of-Mine.

Segundo a empresa, o montante arrecadado superou em 23,46% o valor inicialmente esperado, apesar da actual conjuntura do mercado internacional de diamantes, caracterizada pela redução da procura e pela queda dos preços.

No leilão participaram 27 empresas, de um total de 34 convidadas, representando os principais centros mundiais de comercialização de diamantes.

Citado no comunicado, o presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, considerou que o resultado foi globalmente positivo e sublinhou que o desempenho reforça a confiança das sociedades mineiras e dos compradores internacionais no modelo de comercialização por leilão, assente na transparência e competitividade.