AUSTRÁLIA: ADOLESCENTES SE DESPEDEM DAS REDES ANTES DA PROIBIÇÃO

A lei começou a vigorar na quarta-feira, 10, e exige que empresas como Instagram, TikTok e YouTube adoptem sistemas de segurança para impedir acesso de adolescentes.

Foto: Liam Shaw/Unsplash

Os adolescentes publicaram posts de despedida nas redes sociais na Austrália, horas antes de a lei que proíbe o uso de plataformas digitais por menores de 16 anos entrar em vigor.

Agora, plataformas como Instagram, Facebook, Threads, TikTok, Snapchat, YouTube, X, o fórum Reddit e as redes de transmissões ao vivo Kick e Twitch deverão desativar contas já existentes de menores de idade e impedir a criação de novos perfis.

Mesmo após o prazo para o início da proibição, o g1 encontrou alguns desses vídeos disponíveis nas redes sociais durante a manhã de quarta, 10. À noite, porém, alguns já tinham sido retirados do ar.

A Austrália é o primeiro país do mundo a adoptar uma regra com esse alcance, aprovada no fim de 2024. O governo australiano afirmou que o objectivo é proteger crianças de conteúdos impróprios, aliciamento e riscos à saúde mental.

Muitos adolescentes na Austrália encararam o dia como uma contagem regressiva para seu "último acesso" às redes sociais. Eles registraram agradecimentos aos seguidores, lembranças e planos para retornar quando completarem 16 anos.

'Adeus, TikTok. Vejo você em 4 anos'

Em um post feito por volta das 21h do dia 9 na Austrália, a adolescente Leila, publicou um vídeo de despedida no TikTok com a frase: "Adeus, TikTok. Vejo você em 4 anos". Ela tem um perfil administrado pela mãe, e soma quase 5 mil seguidores.

Já o jovem Anh Tuan, publicou um vídeo de despedida na rede social em que agradeceu os seguidores e deixou um recado: "Daqui uns 2 ou 3 anos, quando eu recuperar minha conta, vou postar muito mais".

Ele faz vídeos sobre tecnologia para mais de 8 mil seguidores. No dia que o banimento entrou em vigor, o conteúdo acumulava mais de 12 mil visualizações. Na noite de quarta, na Austrália, o vídeo já não estava disponível.

Outra jovem publicou um vídeo, que também já saiu do ar, agradecendo seus seguidores e prometendo voltar em breve.

"Infelizmente, vou ser afectada pela proibição das redes sociais para menores de 16 anos na Austrália".

Ela comenta que em dois meses ela estará de volta, o que indica que ela completará 16 anos.

A adolescente agradece pela companhia dos seguidores e comenta que a plataforma sempre foi um espaço seguro para ela. Apesar disso, no final, ela reflete que a proibição pode ser positiva.

"Vai ser uma boa oportunidade para aprender a viver com menos tecnologia e interagir mais pessoalmente".

Um usuário que cria animações e tem quase 12 mil seguidores no TikTok postou um vídeo com a legenda: "Minha conta vai ser removida por causa da proibição das redes sociais amanhã. Não tenho certeza como... Mas este é meu último post!"

Ele disse que vai sentir falta de ver e compartilhar arte e agradece aos seguidores por incentivarem sua produção: "Vocês me encorajaram a continuar criaando".

 LEIA TAMBÉM: CONTINUAM OS CONFRONTOS NA RDC APÓS CERIMÔNIA DE PAZ EM WASHINGTON