PLATAFORMA DIGITAL QUER ENCURTAR DISTÂNCIA ENTRE PSICÓLOGO E PACIENTE EM ANGOLA
A UXHUMANO é uma nova plataforma digital que promete revolucionar o acesso à saúde mental em Angola, ligando, pacientes a profissionais da psicologia através de consultas online.

Presente no mercado angolano há menos de três meses, o projecto nasce, segundo o coordenador Joselany Francisco, da identificação de três grandes obstáculos enfrentados por quem procura apoio psicológico no país.
Primeiro, a dificuldade de encontrar psicólogos nos hospitais públicos, devido à escassez destes profissionais. Segundo, os preços praticados em clínicas privadas, muitas vezes, estão fora do alcance da maioria dos cidadãos. Finalmentte, a distância física entre utentes e especialistas.
“Imagine alguém no Sequele a ter de deslocar-se até à Mutamba para uma consulta. Esta dinámica não facilita o tratamento continuado”, explicou Joselany Francisco, em entrevista ao Ponto de Situação.
Para o coordenador do projecto, a UXHUMANO surge para responder a esses desafios, oferecendo consultas psicológicas online.
O entrevistado garantiu que a experiência do utente começa no momento em que acede à plataforma, onde consegue visualizar os profissionais disponíveis, consultar o histórico de cada um, verificar os preços (que variam de acordo com o especialista) e a sua disponibilidade, e agendar a consulta. Na data e horário marcado, o utente entra numa vídeo-chamada através de um link gerado automaticamente.
“Temos inclusive consultas gratuitas e futuramente, com base em inscrição prévia na plataforma, tencionamos oferecer também sessões presenciais”, avançou o coordenador.
Um dos objectivos da UXHUMANO é estabelecer parcerias com a Ordem dos Psicólogos de Angola, com vista à inscrição de psicólogos filiados na plataforma.
Joselany Francisco sublinha ainda a abertura a colaborações com instituições públicas e privadas que partilhem a missão de promover a saúde mental em Angola.
Actualmente, a plataforma conta com 50 psicólogos cadastrados, número considerado ainda reduzido pelos responsáveis, que apelam à adesão de mais profissionais para alcançar uma cobertura nacional mais abrangente.
“Vamos lutar até materializar esta ideia na íntegra”, declarou Joselany Francisco, manifestando ainda o desejo de integrar jovens psicólogos no mercado de trabalho, através de programas de capacitação e inserção profissional.
A UXHUMANO pretende, ainda, desenvolver campanhas de sensibilização com o intuito de normalizar o cuidado com a saúde mental, numa sociedade caracterizada pelo seu coordenador, ainda marcada por estigmas e preconceitos sobre o tema.
SAIBA MAIS SOBRE A PLATAFORMA, CLICANDO AQUI!