BAILUNDO AMPLIA FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉCTRICA COM INAUGURAÇÃO DE CENTRAL FOTOVOLTAICA
O município do Bailundo prepara-se para aumentar o fornecimento de energia eléctrica à população, com a inauguração de uma central fotovoltaica nos próximos dias.
O encontro preparatório da cerimónia inaugural teve lugar na quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, na sala de reuniões da Administração Municipal, sob a presidência do administrador Celestino Piedade Chikela.
Estiveram presentes representantes do Governo Provincial, bem como membros da PRODEL, ENDE, MCA, DAR e Power Gool, que, em unanimidade, asseguraram estarem criadas todas as condições para a realização do acto.
Durante a reunião foram abordadas questões de carácter administrativo e técnico relacionadas com a inauguração, destacando-se também a previsão de cerca de duas mil ligações domiciliares.
No final, os integrantes da comissão deslocaram-se até à Central Fotovoltaica, situada a cinco quilómetros da vila do Bailundo, para constatar o andamento do projecto e sublinhar os seus ganhos para a região.
Em declarações exclusivas ao Ponto de Situação, Sissí, cidadão mauritano residente no Bailundo há cinco anos, defendeu a necessidade de preservação do meio envolvente, sublinhando a importância da sustentabilidade.
“É muito bom porque teremos mais energia nas casas e nos bairros. A energia traz desenvolvimento, mas é preciso educar as pessoas para cuidarem bem dela”, alertou.
De recordar que o Bailundo passou a beneficiar de energia proveniente da barragem de Lauca desde 2022.