BRIGITTE MACRON INSULTA FEMINISTAS QUE INTERROMPERAM ESPETÁCULO EM PARIS

Os comentários da primeira-dama de França, Brigitte Macron, geraram polémica: no sábado, na sala Folies Bergère, em Paris, activistas feministas do coletivo #NousToutes interromperam o espetáculo do comediante Ary Abittan, usando máscaras com a sua imagem e a palavra "violador", cantando "Abittan violador".

Imagem: Ludovic Marin/AFP/Gettyimage

No final de 2021, o comediante foi acusado de violação por uma jovem com quem se encontrava há algum tempo. Após três anos de investigação, o processo foi arquivado e o recurso foi aceite em Janeiro. Desde então, o seu regresso aos palcos tem sido contestado pelas feministas.

No Domingo, no dia seguinte à interrupção do espetáculo, Brigitte Macron, acompanhada pela filha Tiphaine Auzière, foi assistir à atuação de Ary Abittan. Antes do espetáculo, nos bastidores, quando o comediante confessou estar "assustado", a primeira-dama respondeu com uma gargalhada: "Se essas idiotas aparecerem, expulsamo-las".

O vídeo, publicado na segunda-feira pela revista Public, provocou inúmeras reações. O colectivo #NousToutes difundiu o vídeo. A actriz francesa Judith Godrèche escreveu numa nota no Instagram: "Eu também sou uma idiota. E apoio todas as outras".

Por seu lado, a eurodeputada do partido de esquerda radical La France insoumise (LFI) Manon Aubry tweetou: "Começámos com os direitos das mulheres como a grande causa do mandato, e terminamos com um insulto".

Na BFM-TV, a líder do Partido Ecologista, Marine Tondelier, considerou as declarações "gravemente ofensivas": "Uma primeira-dama não deveria dizer isto", acrescentou.

Por seu lado, a comitiva de Brigitte Macron afirmou que "esta troca de palavras só deve ser vista como uma crítica aos métodos radicais" usados pelas feministas.