COM 92 ANOS PAUL BIYA CONTINUA NA LIDERANÇA DOS CAMARÕES ATÉ 2029

Paul Biya, actualmente com 92 anos e no poder desde 1982, renovou a confiança do eleitorado camarones, assegurando a liderança do país pela oitava vez consecutiva, num mandato que se estenderá até 2029.

Os resultados oficiais, divulgados esta segunda-feira, 27 de Outubro, pelo Conselho Constitucional, confirmam a vitória do veterano político com 53,66% dos votos. Em segundo lugar ficou Issa Tchiroma Bakary, com 35,19%, seguido de Cabral Libii (3,41%), Bello Bouba Maïgari (2,45%) e Hermine Patricia Tomaïno Ndam Njoya, a única mulher entre os candidatos, com 1,66%.

Após as eleições, contestadas, foram necessários 15  dias para a divulgação dos resultados definitivos, num processo acompanhado de perto pela comunidade internacional e por observadores locais.

A candidatura de Paul Biya, o líder mais velho em funções no mundo, voltou a gerar polémica dentro e fora do país. Entre as vozes críticas destacou-se a da filha do Presidente, Brenda Biya, que surpreendeu a opinião pública ao apelar aos cidadãos para não votarem no seu pai.

Num vídeo divulgado nas redes sociais, Brenda Biya afirmou em Setembro, já não se considerar parte da família presidencial, declarando que rejeitaria qualquer apoio proveniente dos pais.

“Peço desculpa aos camaroneses pelos danos causados pelo meu pai. É tempo de mudança”, afirmou a jovem, apelando ao fim do regime de Paul Biya.

Com este novo mandato, Paul Biya consolida mais de quatro décadas de poder ininterrupto.

 VOCÊ SABIA? MAIS DE 60% DOS INQUIRIDOS ACHAM QUE BUQUÊ DE FLORES AINDA É “COISA DE MULHER”