CONDECORAÇÕES A EFECTIVOS DA POLÍCIA MARCAM 50 ANOS DA CORPORAÇÃO

No âmbito das celebrações dos 50 anos da Polícia Nacional, a assinalar-se a 28 de Fevereiro, oficiais comissários, oficiais superiores, subalternos e subchefes, bem como efectivos das unidades cinotécnica e de cavalaria, serão agraciados com condecorações e distinções.

Imagem: Novo Jornal

A medida consta de Decreto Presidencial a que o Portal Ponto de Situação teve acesso este sábado, 21 de Fevereiro, visando reconhecer os feitos dos efectivos da Polícia Nacional na garantia da ordem constitucional, na manutenção da segurança e tranquilidade públicas, bem como na prevenção e combate à criminalidade.

De acordo com o documento, 100 membros da corporação serão distinguidos com a Medalha de Valor de Serviço Policial, classe única, a ser entregue pelo Presidente da República, João Lourenço.

Serão igualmente contemplados 100 efectivos com a Medalha de Ordem Pública, 1ª classe. Num terceiro momento, 100 comissários e subcomissários receberão a Medalha de Ordem Pública, 2ª classe.

O diploma refere ainda que 70 membros da corporação serão distinguidos com a Medalha de Ordem Pública, 3ª classe, ao passo que 100 efectivos terão acesso à Medalha de Serviços Distintos, 1ª classe.

Por outro lado, estão igualmente previstas, para o dia 28 de Fevereiro, a entrega de 80 Medalhas de Serviços Distintos, 2ª classe e 70 distinções correspondentes à Medalha de Serviços Distintos, 3ª classe.

O último grupo, classificado na categoria Medalha de Bravura Canina, classe única, destina-se: Amy (a título póstumo), Dragão, Duke (a título póstumo), Ike (a título póstumo), Jeff (a título póstumo), Juno, Nero (a título póstumo), Russo, Silas e Tarzan (a título póstumo).

LEIA TAMBÉM: ELEIÇÃO DE ANTÓNIO SEGURO E O FIM DO CICLO DE MARCELO REBELO DE SOUSA NA PRESIDÊNCIA DE PORTUGAL