DETIDOS ASSALTANTES QUE INVADIRAM RESIDÊNCIA DOS PADRES DA PARÓQUIA DE SANTO ATANÁSIO

Volvidos mais de 20 dias desde o assalto à residência paroquial de Santo Atanásio, localizada no município de Belas, que culminou com ameaças de morte aos padres da referida comunidade, três cidadãos foram detidos por presumivelmente estarem ligados ao crime.

De acordo com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), após tomar conhecimento do assalto ocorrido a 27 de Setembro, foi desencadeado um trabalho de investigação que resultou na detenção de três indivíduos, com idades entre 28 e 29 anos, pertencentes a um grupo composto por sete elementos, dos quais quatro continuam foragidos.

Os detidos são acusados de associação criminosa e roubo qualificado de vários bens no interior da residência afectada aos sacerdotes, situada na Rua dos Padres, bairro Km 30, nos Ramiros. Armados com duas pistolas e uma AKM, os assaltantes escalaram o muro, arrombaram a porta principal e, sob ameaça de morte, consumaram o roubo.

Na altura, segundo uma nota do SIC, conseguiram subtrair cinco telemóveis de diferentes marcas e modelos, dois computadores portáteis, um aparelho de jogos PlayStation e 218 mil kwanzas em dinheiro.

O SIC avançou que foram apreendidas duas pistolas de marca Jericho, uma motorizada de marca Apollo e cinco telemóveis pertencentes aos sacerdotes.

Após a detenção, dos três presumíveis integrantes do grupo, ocorrido nesta quarta-feira, 22 de Outubro, a prioridade das autoridades é localizar os restantes quatro participantes que se encontram em fuga.

Recorde-se que, a 29 de Setembro, a fonte do Portal Ponto de Situação havia revelado que os marginais roubaram cartões multicaixa e, com recurso a aparelhos TPA que traziam consigo, testaram os códigos dos cartões.

“Foi uma noite de terror. O padre Fernando Yandava foi agredido. A comunidade está assustada e teme por novas ocorrências”, relatou, na altura, uma fonte ligada à paróquia, que apelou ao reforço urgente do patrulhamento policial na zona e à presença de um efectivo permanente na residência dos padres, para evitar novos ataques.

A Paróquia de Santo Atanásio conta actualmente com onze centros sob responsabilidade dos seus sacerdotes.

LEIA TAMBÉM: AS PRISÕES DO ÓDIO E AS CHAVES DO AMOR