DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO: “PENSE EM SAÚDE, PENSE NO FARMACÊUTICO”

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP – International Pharmaceutical Federation) anunciou o tema para o Dia Mundial do Farmacêutico em 2025: “Think Health, Think Pharmacist” (Pense em Saúde, Pense no Farmacêutico).

DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO: “PENSE EM SAÚDE, PENSE NO FARMACÊUTICO”

A efeméride, celebrada anualmente a 25 de Setembro, pretende destacar a importância da profissão farmacêutica em todo o mundo e ampliar o reconhecimento das suas contribuições para sistemas de saúde mais fortes e sustentáveis.

Segundo o Presidente da FIP, Paul Sinclair, em nota de imprensa, “à medida que o mundo enfrenta crescentes desafios nos cuidados de saúde, incerteza económica e ameaças como a resistência antimicrobiana e as alterações climáticas, os farmacêuticos continuam a ser essenciais para garantir um atendimento seguro, económico e acessível”.

“Desde a melhoria da educação em saúde e administração de vacinas até à garantia do uso seguro de medicamentos, os farmacêuticos são uma peça indispensável dos nossos sistemas de saúde, especialmente em comunidades mais vulneráveis”, acrescentou.

A escassez de profissionais e as pressões financeiras em muitos países têm levado à substituição de farmacêuticos por pessoal não qualificado em alguns serviços de farmácia, uma tendência que preocupa a FIP.

Para Paul Sinclair, “a farmácia sem o farmacêutico é um risco para a saúde”. O dirigente sublinha que investir em profissionais qualificados “não é apenas gastar de forma mais inteligente, mas também reforçar a confiança pública e assegurar melhores resultados para os pacientes”.

Com este lema, a campanha de 2025 procura consciencializar decisores políticos e o público para a necessidade de integrar plenamente os farmacêuticos nas estratégias de saúde globais.

A FIP reforça ainda o seu compromisso em apoiar os países no desenvolvimento da profissão, ajudando-os a responder às prioridades globais de saúde, incluindo a meta da cobertura universal de cuidados de saúde.

LEIA TAMBÉM:PROFISSIONAIS DE SAÚDE PROIBIDOS DE CIRCULAR COM BATAS E EQUIPAMENTOS MÉDICOS NAS VIAS PÚBLICAS