DISCUSSÃO DURANTE CONSUMO DE ÁLCOOL TERMINA EM HOMICÍDIO: POLÍCIA REGISTA 93 CRIMES EM 24 HORAS

A Polícia Nacional registou, nas últimas 24 horas, 93 crimes de natureza diversa, dos quais 53 foram esclarecidos e resultaram na detenção de 66 suspeitos, destacando-se entre as ocorrências o homicídio de um cidadão, esfaqueado mortalmente na via pública após uma discussão durante o consumo de bebidas alcoólicas.

Imagem: DR Ponto de Situação

Segundo o relatório da segurança pública, a que o Portal Ponto de Situação teve acesso, referente a terça-feira, 23 de Junho, Luanda continua no topo das estatísticas criminais, com o maior número de ocorrências em comparação com as restantes províncias do país.

No período em análise, a capital angolana registou 22 crimes. Seguem-se o Moxico, com oito casos, o Cuanza Sul, com sete e Benguela, com seis.

Entre os crimes destacam-se três homicídios, todos esclarecidos e com os respectivos autores detidos.

Um dos casos ocorreu no Bairro Zero, município da Quibala, província do Cuanza Sul, onde um cidadão de 43 anos surge como o principal suspeito da morte de Francisco Almeida, de 32 anos. Segundo o relatório, a vítima foi surpreendida por um marginal que lhe desferiu vários golpes na região craniana quando tentava reagir a um assalto.

A vítima ainda recebeu assistência médica no hospital local, mas não resistiu aos ferimentos.

Outro homicídio aconteceu no bairro Muxinda, município de Capenda-Camulemba, província da Lunda Norte, onde um adolescente de 16 anos é acusado de matar um amigo de 21 anos, identificado apenas por Abel, na sequência de um desentendimento.

Já no bairro Casseque Macau, município dos Navegantes, as autoridades registaram a morte de João Isaac Filipe, de 28 anos, atingido com vários golpes nas regiões cervical e torácica.

De acordo com a Polícia Nacional, o crime ocorreu quando o acusado e a vítima consumiam bebidas alcoólicas. Após um desentendimento entre ambos, o suspeito terá recorrido a uma arma branca para consumar o homicídio.

Casos de abuso sexual preocupam autoridades

Os crimes de abuso sexual continuam a preocupar as autoridades. Nas últimas 24 horas, foram registados três casos, todos esclarecidos e com os presumíveis autores detidos, nas províncias de Benguela e do Uíge.

Entre as vítimas constam crianças com idades compreendidas entre os três e os 15 anos.

A redacção do Portal Ponto de Situação apurou que dois dos casos ocorreram em residências e terão sido praticados por pessoas próximas das vítimas, incluindo um pai e vizinhos.

No mesmo período, as autoridades registaram ainda 20 crimes contra a integridade física, dos quais 18 foram esclarecidos. Os roubos totalizaram 19 ocorrências, enquanto os furtos atingiram 32 casos, mantendo-se entre os crimes mais frequentes no país.

O relatório de segurança pública refere igualmente que oito crimes foram praticados com recurso a arma de fogo, todos relacionados com roubos. Destes, cinco ocorreram na via pública e três em residências. Luanda concentrou seis dessas ocorrências.

Recém-nascido abandonado em Viana

Ainda em Luanda, as autoridades tomaram conhecimento do abandono de um recém-nascido no município de Viana.

De acordo com o relatório da segurança pública, populares ouviram o choro da criança no interior de uma obra situada no bairro KM 12A e alertaram imediatamente as autoridades.

A criança foi resgatada e encaminhada para a unidade hospitalar local. Entretanto, as investigações prosseguem para o esclarecimento do caso e a responsabilização dos autores.

LEIA TAMBÉM: CASSEQUEL DO BURACO GANHA NOVO POSTO POLICIAL E REFORÇA SEGURANÇA DA COMUNIDADE