DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA: HUÍLA EXPORTA CEREAIS PARA A VIZINHA NAMÍBIA
Os agricultores da província da Huíla deram um passo importante com vista à diversificação da fonte de divisas para o país ao começar a exportar parte da sua produção de massango e massambala para a vizinha República da Namíbia.
Segundo o JA Online, a informação foi confirmada à Radio nacional de Angola (RNA) pelas autoridades locais, que destacaram o crescente interesse de empresários namibianos em consolidar as trocas comerciais com a Huíla.
O director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, Domingos Calumana, disse que, a integração da Huíla no corredor da SADC tem sido um guia de novas oportunidades de mercado para os produtos agrícolas da região.
O responsável revelou que este movimento faz parte de uma estratégia ampla para posicionar a província como uma plataforma de produção e distribuição, reforçando os laços comerciais com outros países da África Austral.
"Já começamos a verificar um forte interesse do empresariado da Namíbia, porque os camiões que trazem as mercadorias para aqui acabam por regressar vazios e eles precisam deste produto naquele território", afirmou o responsável.
De acordo com as autoridades, o interesse de empresários da Namíbia, África do Sul e Botsuana, países que já mantêm conexões comerciais com a província, demonstra o potencial crescente da Huíla no fomento de seu sector Agrícola e Industrial.
A exportação de produtos como o massango e a massambala representa um passo significativo para a diversificação da economia local e o fortalecimento das relações comerciais dentro da região.
Domingos Calumana destacou ainda que o objectivo é aumentar a competitividade da Huíla, identificando produtos com alto potencial de exportação para fortalecer o comércio e melhorar a sustentabilidade económica da província.
"Temos do outro lado da Namíbia, África do Sul, Botsuana, grandes empresas que de facto também lidam com várias actividades que constituem necessidade para o fomento do sector Industrial na província da Huíla", realçou.





































