JÚLIO ZENZE: CONTABILIDADE COMO CAMINHO PARA O PROGRESSO SOCIAL

Definida como ciência da riqueza e conhecida como a linguagem dos negócios, a contabilidade está directamente ligada ao progresso de uma sociedade. Nos países mais desenvolvidos, baseia-se na transparência, permitindo que empresas públicas e privadas tomem decisões que beneficiam a colectividade.

JÚLIO ZENZE: CONTABILIDADE COMO CAMINHO PARA O PROGRESSO SOCIAL

Em entrevista recentemente ao Ponto de Situação, o contabilista Júlio Zenze sublinhou a importância desta ciência para qualquer organização.

“Uma empresa precisa medir os seus activos, identificar os passivos e conhecer o seu capital próprio. Só com estas informações poderá ser eficiente e alcançar objectivos como o lucro, tomando decisões exactas do ponto de vista económico”, explicou.

Contabilidade e agentes económicos

Júlio Zenze destacou que a contabilidade serve de suporte a todos os agentes económicos: empresas que produzem bens e serviços, trabalhadores que prestam mão-de-obra, o governo que regula e cobra impostos (através da AGT), e as famílias que consomem.

“Uma sociedade beneficia da contabilidade quando as empresas apresentam números verdadeiros. Se uma empresa lucra mas declara prejuízos, o Estado não consegue tributar. Sem impostos, não há infra-estruturas. Quando se vive da mentira, toda a sociedade sai prejudicada”, alertou.

Para o especialista, a contabilidade só gera progresso quando existe vontade de crescer e quando é exercida com transparência. Países como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha são exemplo disso, já que a prestação de contas é cultura enraizada, permitindo decisões que beneficiam a sociedade.

O caso de Luanda

Questionado sobre a realidade angolana, Júlio Zenze afirmou que, apesar do número elevado de empresas em Luanda, a capital não reflecte o mesmo desenvolvimento económico.

“Há quem viva no luxo e há quem sobreviva na precariedade. Não existe equidade. Vemos bairros como o Paraíso com condições muito frágeis. Falta organização e planeamento urbanístico, e a contabilidade poderia fornecer dados essenciais para melhorar esta realidade”, defendeu.

Valor e desafios da contabilidade em Angola

O contabilista reconheceu que, no país, a contabilidade é ainda muito associada apenas à cobrança de impostos. Porém, lembra que a sua função vai muito além disso, sendo também crucial para a tomada de decisões estratégicas.

Segundo Júlio Zenze, os impostos têm como objectivo gerar receitas para beneficiar a população, mas em alguns casos o efeito pode ser contrário, como aconteceu com a introdução do IVA, que encareceu os produtos.

“Os actores públicos devem sensibilizar mais os cidadãos para que organizem as suas finanças e saibam quais os impostos a pagar. A fuga ao fisco não beneficia ninguém, prejudica a sociedade e trava o desenvolvimento”, sublinhou.

O especialista defendeu ainda que a transparência deve ser um princípio inegociável, sobretudo no sector público.

“Um cidadão que tem um negócio sem contabilidade vive uma aventura. A empresa está destinada ao fracasso”, concluiu Júlio Zenze.

 LEIA TAMBÉM: ALERTA: PLATAFORMA DE JOGOS “999YES” CONSIDERADA ILEGAL