ENERGIA LIMPA CHEGA AO BAILUNDO COM INAUGURAÇÃO DE CENTRAL FOTOVOLTAICA

Na província do Huambo, município do Bailundo, estima-se que cerca de 50 mil habitantes venham a beneficiar de energia eléctrica proveniente da nova central fotovoltaica, inaugurada nesta quarta-feira, 3 de Setembro, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Implantada numa área de 13,9 hectares, a infra-estrutura tem uma capacidade instalada de 7.800 MWp, alimentada por 15.600 painéis solares, e vai assegurar a electrificação de aproximadamente 1.700 residências.

Segundo as autoridades, a construção durou dois anos e permitirá, nesta fase inicial, reforçar a electrificação de várias zonas do município.

No acto de inauguração, o ministro João Baptista Borges afirmou que a iniciativa se insere nos planos do Governo de diversificação da matriz energética nacional, garantindo à população o acesso a uma energia fiável, limpa e amiga do ambiente.

O governante sublinhou ainda o empenho em expandir a rede eléctrica para o interior do país, de forma a impulsionar a actividade económica, criar oportunidades e melhorar as condições de vida das comunidades.

“É um ganho do povo do Huambo, que terá mais acesso à energia e melhores condições de vida”, destacou o Governador provincial, Pereira Alfredo.

Segundo dados oficiais, a central permitirá reduzir em 86 mil litros o consumo anual de combustíveis fósseis, o que se traduzirá numa poupança superior a 25 milhões de kwanzas.

Durante a execução do projecto, foram criados mais de 100 postos de trabalho directos, maioritariamente ocupados por jovens.

Vale realçar que a aldeia vizinha de Epamba também foi contemplada com o fornecimento de energia eléctrica.