EX-PRIMEIRA-DAMA DA COREIA DO SUL CONDENADA A MAIS 7 ANOS DE PRISÃO POR CORRUPÇÃO

A Justiça da Coreia do Sul condenou, nesta sexta-feira, 26, a ex-primeira-dama Kim Keon Hee a sete anos de prisão por aceitar joias da Tiffany e da Graff em troca de favores em nomeações para cargos públicos.

Imagem: Euronews.com

Kim é esposa do ex-presidente Yoon Suk Yeol, que foi condenado há décadas de prisão por declarar uma lei marcial fracassada.

A mulher, de 53 anos, já cumpre pena de quatro anos por manipulação do mercado de acções e corrupção.

O tribunal a considerou culpada de aceitar "metais preciosos de grande valor" em troca de favores na nomeação de diversos funcionários.

A ex-primeira-dama teria recebido joias no valor de 103 milhões de won (cerca de 67 mil dólares) de um magnata da construção civil em 2022 em troca de um emprego para o genro dele.

Entre as joias que ela recebeu desse empresário estavam um colar da Van Cleef, um broche da Tiffany e brincos da Graff.

Além das joias, ela também aceitou uma tartaruga de ouro avaliada em aproximadamente 1.700 dólares de um político e um relógio Vacheron Constantin avaliado em 25.400 dólares, supostamente presenteado a ela por um empresário especializado em "cães robôs".

Kim, sempre defendeu sua inocência e argumenta que, embora tenha recebido presentes, eles não lhe foram dados em troca de favores.