FILHO DE MUAMMAR KADHAFI ASSASSINADO NA LÍBIA

Saif al Islam Kadhafi, um dos filhos do antigo líder líbio Muammar Kadhafi, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade, foi assassinado nesta terça-feira, 3, no oeste da Líbia.

Imagem: Swissinfo

“Ele foi assassinado hoje às 14h00 em Zenten, em sua casa, por um comando de quatro pessoas”, declarou à AFP o advogado francês Marcel Ceccaldi.

Durante muito tempo, Saif al Islam foi considerado um possível sucessor de Muammar Kadhafi, antes da queda do regime, em 2011. Na época, tentou se apresentar como moderado e reformista. Essa estratégia ruiu quando prometeu um banho de sangue diante das revoltas contra o governo do pai.

“Por ora, não se sabe” quem são os responsáveis pelo assassinato, disse Ceccaldi. Segundo ele, o último contacto com o cliente ocorreu há cerca de três semanas.

O advogado afirmou ainda que soube, há cerca de dez dias, por meio de uma pessoa próxima à vítima, “que havia problemas com a segurança” de Saif al Islam.

Procurado pelo TPI por crimes contra a humanidade, ele foi detido em 2011 no sul da Líbia por rebeldes. Em 2015, foi condenado à morte após um julgamento sumário, mas posteriormente beneficiado por uma amnistia.

Até o anúncio da morte, o paradeiro de Saif al Islam era desconhecido.

LEIA TAMBÉM: ‘‘MÉXICO DEIXARÁ DE ENVIAR PETRÓLEO PARA CUBA’’