FUNCIONÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO SEQUELE DETIDO POR AGRESSÃO FÍSICA CONTRA AGENTES DA AUTORIDADE

O Serviço de Investigação Criminal, procedeu nesta quarta-feira, 17, a detenção do Chefe do Gabinete Jurídico da Administração do Sequele, suspeito de cometer crimes de resistência, danos e agressão física contra agentes da Autoridade.

Imagem: Novo Jornal

A detenção ocorreu no interior da Administração Local, no momento em que oficiais do SIC, afectos ao Departamento de Combate aos Crimes de corrupção, entraram no local em cumprimento de uma ordem de Comparência sob custódia, emitida pelo Ministério Público, que reporta os crimes de Corrupção Activa e Associação Criminosa, afecto a um processo-crime que corre os seus trâmites nesta Direcção, tendo sido convocado mais de duas vezes e não se dignou comparecer.

Entretanto, ante a presença dos oficiais no local, o cidadão em causa, insurgiu-se contra os efectivos, partindo para agressão, provocando danos aos seus pertences e em acto contínuo proferiu ameaças e palavras obscenas.

Segundo a nota do SIC, os efectivos de forma profissional tudo fizeram para não provocar o mesmo grau de violência contra si produzido no interior da Instituição do Estado.

Dada a gravidade dos factos deu-se a ordem de Detenção, elaborou-se o competente Auto, que foi presente ao Ministério Público e segue a sua apresentação ao tribunal para efeitos de julgamento sumário.

Novamente, o SIC reafirma o seu compromisso com a verdade e integridade, no estrito respeito aos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos, bem como das Instituições Públicas e Privadas.

 LEIA TAMBÉM: EFECTIVO DO SIC CONDENADO POR SOLTAR RECLUSOS SEM CUMPRIMENTO DAS FORMALIDADES LEGAIS