GALO NEGRO SUSPENDE MANDATÁRIO DE RAFAEL MASSANGA SAVIMBI EM LUANDA POR ALEGADA VIOLAÇÃO DAS NORMAS DO PARTIDO

O Conselho Nacional de Jurisdição e Auditoria (CNJA), da UNITA, suspendeu por tempo indeterminado Domingos Palanga, Mandatário de Rafael Massanga Savimbi, em Luanda, com justificação de ter violado as normas do partido.

GALO NEGRO SUSPENDE MANDATÁRIO DE RAFAEL MASSANGA SAVIMBI EM LUANDA POR ALEGADA VIOLAÇÃO DAS NORMAS DO  PARTIDO

Segundo informações postas a circular nas redes sociais, Domingos Eduardo Palanga, Mandatário de Rafael Massanga Savimbi, na capital angolana, foi suspenso do maior partido na oposição, após ter transgredido alinha política do partido. 

A medida surge  após faltarem poucos dias para o início do XIV Congresso Ordinário da União Total para Independência de Angola (UNITA), que vai eleger o presidente da maior força política de Angola.

De acordo com informações avançadas nas redes socias, a suspensão de Domingos Palanga, deve-se as declarações prestadas em uma entrevista e pelas publicações feitas online, que a direcção do partido assegurou ser “crime de opinião” por envolverem observações sensíveis sobre o candidato Adalberto Costa Júnior.

Entretanto, António Margues, ex-candidato à liderança da JURA, foi suspenso por violência da ética partidária, em seguida proferir criticas internas que foi considerada graves e por ter divulgado “expor” assuntos do partido nas redes sociais. 

O assunto tornou-se viral nas redes sociais, causando fortes debates. Entre os militantes aumenta o temor de que as estruturas disciplinares estejam a ser instrumentalizadas, a fim de dominar discursos sensível de preparação para a escolha da nova liderança da força política.

O militante suspenso do partido, António Marques, reagiu nas redes sociais à decisão da UNITA, tendo acusado a direcção de ter violado os valores que sempre protegeu.

“Se tornaram naquilo que combatem” disse António Marques militante suspenso do Galo Negro.

LEIA TAMBÉM: MPLA AFASTA MEMBRO DO COMITÉ CENTRAL POR VIOLAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA PARTIDÁRIA