INFLUENCER DE DEUS SE TORNA PRIMEIRO SANTO 'MILLENNIAL' NO DOMINGO

O Vaticano pendurou, esta quinta-feira, 4 de Setembro, na Basílica de São Pedro, uma imagem de Carlo Acutis, o beato ítalo-britânico que será canonizado no próximo domingo, 7, tornando-se o primeiro santo “millennial” da Igreja Católica.

INFLUENCER DE DEUS SE TORNA PRIMEIRO SANTO 'MILLENNIAL' NO DOMINGO

Carlo Acutis, falecido em 2006 aos 15 anos, é recordado como um adolescente profundamente devoto e apaixonado pela tecnologia, que utilizava a internet para evangelizar. Ficou conhecido entre os fiéis como “padroeiro da internet”.

Nascido em Londres a 3 de Maio de 1991 e criado em Milão, Acutis tinha especial devoção à Virgem Maria.

“Desde pequeno, sobretudo depois da primeira comunhão, nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, seguidos de um momento de adoração eucarística”, relatou a sua mãe, Antonia Acutis.

Milagres

Beatificado em 2020, o jovem tem dois milagres reconhecidos pela Igreja: um em Campo Grande, no Brasil, em 2010, quando uma criança foi curada após tocar numa relíquia sua, e outro confirmado em Maio de 2024.

A cerimónia de canonização terá lugar na Praça de São Pedro e será presidida pelo Papa Leão XIV, eleito em Maio passado, após a morte do Papa Francisco. Será o primeiro rito de canonização do novo pontífice, que sucedeu a Francisco depois do seu falecimento.

Além da fé, Carlo distinguia-se pelo talento invulgar para a informática. Lia livros de engenharia informática, dominava sistemas complexos e usava o seu conhecimento para ajudar colegas e evangelizar online. Criou ainda um site que catalogava, de forma sistemática, todos os milagres eucarísticos conhecidos.

Segundo Dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis, “este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”.

A imagem de Carlo Acutis na fachada da basílica marca o início da preparação do Vaticano para a canonização, transformando-o num símbolo da fé contemporânea e numa referência para as novas gerações de católicos.

LEIA TAMBÉM: CAMINHO PARA A SANTIDADE: “INFLUENCER DE DEUS” PRÓXIMO DA CANONIZAÇÃO