MAIS DE 40 JOVENS BENEFICIARAM-SE DO CURSO GRATUITO DE JORNALISMO EM LUANDA

O Projeto Clube de Mulheres mais que Vencedoras, “PCMV” concluiu nesta terça-feira, 23, o período formativo do curso de Jornalismo, onde participaram mais de 40 formandos, na província de Luanda.

MAIS DE 40 JOVENS BENEFICIARAM-SE DO CURSO GRATUITO DE JORNALISMO EM LUANDA
Imagem: Angelino Katchama
MAIS DE 40 JOVENS BENEFICIARAM-SE DO CURSO GRATUITO DE JORNALISMO EM LUANDA
MAIS DE 40 JOVENS BENEFICIARAM-SE DO CURSO GRATUITO DE JORNALISMO EM LUANDA

A responsável do Projeto Clube de Mulheres mais que Vencedoras, Beatriz Silva, disse ao Ponto de Situação, durante a entrega de certificados, após fim do curso. Que o PCMV visa formar jovens com vista a dar respostas as grandes necessidades do país.

Entretanto, a mentora  afirma que já foram lançados trezentos formandos, de várias áreas do saber no mercado angolano, espalhados em diferentes províncias do país.

Durante o encontro que manteve com os recém-formados em Jornalismo e Empreendedorismo, a mentora do Projeto Clube de Mulheres mais que Vencedoras, fez saber que a iniciativa visa também formar jovens a fim de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, devido ao défice no mercado de trabalho.

O país precisa de pessoas com conhecimento, e nós estamos a formar jovens para que possam dar  contributos para o crescimento da sociedade angolana

A mentora do referido Projeto, na ocasião revelou que em Angola existe dificuldades, no mercado de trabalho, porém, afirmou ainda que existem jovens não capacitados para uma oportunidade de trabalho.

Muitos não conseguem trabalho, por falta de conhecimento, por isso nós estamos a treiná-los, particularmente para que possam tornarem-se empreendedores.” Disse a responsável.

PROJETO CLUBE DE MULHERES MAIS QUE VENCEDORAS FORMOU MULHERES AMBULANTES 

Beatriz Silva empresária a mais de 14 anos, revelou que muitas senhoras que se dedicam ao trabalho de venda ambulante também já beneficiaram de formações gratuitas, pelo Projeto Mulheres mais que Vencedoras, e outras já começaram a trabalhar.    

A empresária assegurou que após a formação o Projeto Clube de Mulheres mais que Vencedoras, vai dar treinamento e acompanhamento, com intuído de facilita-los abrir os seus pequenos negócios.

O Projeto Clube de Mulheres mais que Vencedoras existe há seis anos, em diferentes províncias do país, respetivamente: Benguela, Luanda, Namibe, Huíla.  

A nossa finalidade é mesmo formar, fazer crescer os jovens, fazer com que os jovens tenham em sua mente esperança para que a manha sejam empreendedores, e nós estamos a que para encaminha. Como líder deste Projeto Mulheres mais que vencedoras entende alavancar estes jovens, e nós vamos dar toda atenção de forma gratuita” concluiu.

RECÉM-FORMANDOS EM DIFERENTES ÁREAS AGRADECEM INICIATIVA DA MENTORA BEATRIZ SILVA

Os jovens recém-formados em Jornalismo radiofônico e Comunicação Institucional, agradeceram a iniciativa do Projeto Clube de Mulheres mais que Vencedoras pela formação, gratuita.

Sinto-me, orgulho por esta formação, na verdade eu tanto queria fazer este curso de Jornalismo, mas, não tinha condições, graças a Deus, hoje o sonho tornou uma realidade, estou bastante satisfeita”, disse Julia Jamba.

A formação que teve duração de 45 dias, serviu para capacitar os futuros fazedores de opinião. Não ocasião, a responsável do Projeto Beatriz Silva, assegurou que a formação foi 100% gratuita.

Mais de 40 jovens recebera os certificados na tarde desta terça-feira, 23 na província de Luanda, concretamente numa das esplanadas do projeto Nova Vida.

Segundo Beatriz Silva, objetivo do Projeto consiste em formar jovens em diferentes áreas e chegar em todas províncias de Angola, a fim de atender as necessidades que assolam o país.

não basta reclamar é importante que os jovens sejam formados e competentes, para refletir sobre o futuro do país.” Considerou a mentora.

No entender do formando de Comunicação Institucional Elder Francisco, é mais uma oportunidade que se abre, para o primeiro passo da concretização da sua carreira profissional.

O jovem que almeja ser profissional de Comunicação Institucional garante tudo fazer para ser uma referência a nível nacional, apesar de ser uma grande tarefa, entretanto, afirma está confiante, após culminar afirmação.

A entrega dos certificados foi um dos momentos mais alto desta atividade, onde os formandos demostraram alegria, e agradecimento.  

Elder Francisco formando no curso de empreendedorismo e Jornalismo, pelo Projeto Clube de Mulheres mais que Vencedoras, disse ao Ponto de Situação, que ser empreendedor é muito mais do que gerir um negócio, é ter a capacidade de fazer um estudo de viabilidade.

Por outro lado, disse ainda que não basta ter possiblidade, mas, é importante ter conhecimento suficiente.

O jovem recém-formado, tenciona investir na área de produtos diversos, com finalidade de gerar postos de trabalho para mais jovens angolano, na província de Luanda, numa primeira fase, e posteriormente investir em outras províncias de Angola.

Maria Bongo após ter culminado a formação de Jornalismo Televisivo, ministrado pelo Projeto afirma que foi um grande desafio frequentar o curso de jornalismo.

A formação ser viu de mola impulsionadora, para dar continuidade no trabalho que tem feito como mestre de cerimonias, segundo a formanda, foi um momento de aprendizagem que fica para a vida toda. “Eu tenho de agradecer bastante a responsável deste belo Projeto pela oportunidade que me foi dada de participar desta formação, esperou que continuam a formar mais jovens” disse a formanda Bonga.

 

Especializei-me, na área de Comunicação Institucional por ser área que eu quero muito aprender. Eu aproveitei está oportunidade para aprender mais e crescer profissionalmente, desde já agradeço.” Reconheceu.

Maria Bongo disse ao Ponto de Situação que o seu maior anseio é trabalhar na área de acessória de imprensa, após assegurar que está preparada para novos desvios.