NOITE DE OURO PARA MARROCOS NO CAF AWARDS 2025: HAKIMI ELEITO MELHOR JOGADOR DE ÁFRICA

Achraf Hakimi conquistou o prêmio de Melhor Jogador do Ano da CAF e sua compatriota Ghizlane Chebbak o prêmio de Melhor Jogadora do Ano da CAF, em uma dupla victória para Marrocos no CAF Awards 2025, em Rabat, na quarta-feira, 19, que homenageou os melhores jogadores africanos do ano.

A cerimônia, repleta de estrelas contou com a presença de jogadores, treinadores e lendas de todo o continente e de outros lugares, numa celebração da excelência do futebol africano, à medida que o desporto continua a dar grandes passos no cenário internacional.

O lateral-direito do Paris Saint-Germain, Hakimi, foi eleito o Melhor Jogador do Ano pela CAF após um sensacional ano de 2025, no qual conquistou a Liga dos Campeões da UEFA, a Supercopa da UEFA, o Campeonato Francês, a Copa da França e chegou à final do Mundial de Clubes da FIFA de 2025.

O jogador, também ajudou Marrocos a se classificar para o campeonato do Mundo da FIFA de 2026, e é o primeiro lateral direito a ser eleito o melhor jogador de África desde Bwanga Tshimen do TP Mazembe, em 1973, e o primeiro marroquino desde Mustapha Hadji, em 1998.

Chebbak, também marroquina, tem sido um exemplo de consistência tanto pelo clube quanto pela selecção em 2025, foi a melhor marcadora do Campeonato Africano das Nações no Feminino TotalEnergies CAF em Julho, onde o Marrocos terminou como vice-campeão, perdendo para a Nigéria.

Ela, saiu do AS FAR para o clube saudita Al-Hilal antes da temporada 2025/26, onde é companheira de equipe de Asisat Oshoala, seis vezes eleita a Melhor Jogadora do Ano pela CAF.

Chebbak é a primeira marroquina a conquistar o prêmio.

Mais um jogador marroquino foi reconhecido, Yassine Bounou conquistou o prêmio de Melhor Guarda-resdes do Ano da CAF, após uma temporada excepcional, que incluiu sua inclusão na Selecção do Ano do Mundial de Clubes da FIFA 2025.

A nigeriana Chiamaka Nnadozie manteve o prêmio de Melhor guarda-redes do Ano da CAF pelo terceiro ano consecutivo, após ajudar as Super Falcons a conquistarem o título da Campeonato Africano das Nações no Feminino TotalEnergies CAF Marrocos 2024.

O prêmio de Melhor Treinador Masculino do Ano da CAF foi para Bubista, que levou Cabo Verde à sua primeira classificação para o Mundial da FIFA de 2026, a maior conquista da história do futebol do país até aqui.

O prêmio de Melhor Treinadora do Ano da CAF no futebol feminino será entregue após a conclusão da Liga dos Campeões Feminina da CAF Egito 2025.

O atacante da República Democrática do Congo, Fiston Mayele, foi eleito o Melhor Jogador Interclubes Masculino do Ano da CAF após terminar como melhor marcador da Liga dos Campeões da CAF TotalEnergies 2024/25, e ajudando o seu clube Pyramids do Egipto, a conquistar o título pela primeira vez.

A vencedora do prêmio de Melhor Jogadora Interclubes no femenino do Ano CAF também será anunciada no término da Liga dos Campeões Feminino da CAF, no Egito.

Othmane Maamma ganhou o prêmio de Melhor Jogador Jovem do Ano da CAF após ter um papel fundamental na emocionante victória do Marrocos no campeonato do Mundo Sub-20 da FIFA de 2025.

A marroquina Doha El Madani manteve o prêmio de Jogadora Jovem do Ano da CAF após desenpenhar um papel importante na sua equipa AS FAR, na conquista do Campeonato Feminino do Marrocos e terminar como melhor marcadora do Campeonato Africano das Nações de Futsal de 2025, onde a selecção marroquina sagrou-se campeã.

A selecção masculina sub-20 do Marrocos foi eleita a melhor do Ano, após vencer o mundial da FIFA Sub-20 de 2025, enquanto as Super Falcons da Nigéria foram eleitas a Selecção feminina do Ano após o sucesso no Campeonato Africano das Nações Feminino TotalEnergies CAF Marrocos 2024, conquistando a honra pelo segundo ano consecutivo.

O triunfo do Pyramids na TotalEnergies CAF Champions League fez com que o clube fosse um merecido vencedor do prêmio de Clube do Ano da CAF, enquanto o prêmio de clube feminino será anunciado após a CAF Women's Champions League, no Egito.

O golo do Ano foi para o tanzaniano Clement Mzize, por seu impressionante chute de longa distância pelo Young Africans contra o TP Mazembe na Liga dos Campeões da CAF. Foi o único prêmio decidido por votação dos adeptos.

LEIA TAMBÉM: PROCESSO NO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL CONDICIONA TOMADA DE POSSE DO REPRESENTANTE DO PHA NA CNE