PRESIDENTE DA TANZÂNIA CONCORRE ÀS ELEIÇÕES SEM OPOSIÇÃO

Centenas de pessoas saíram às ruas de Dar es Salaam, na Tanzânia, nesta quarta-feira, 29 de Outubro, em protesto contra a Presidente Samia Suluhu Hassan, que concorre às eleições sem a presença dos principais líderes da oposição, desqualificados ou presos nas últimas semanas.

Na Tanzânia, as eleições presidenciais e legislativas decorreram desde as primeiras horas da manhã, num ambiente político tenso. Há vários relatos de manifestações violentas protagonizadas por jovens, num contexto de fraca afluência às urnas.

O acesso à internet foi cortado e já se registou o incêndio de uma esquadra da polícia. O analista moçambicano Calton Cadeado considera que a baixa participação eleitoral poderá ser estratégica para o regime.

“Até agora, tudo indica, pelas sondagens e pelas opiniões de analistas próximos da realidade tanzaniana, que, sem sombra de dúvida, a senhora Suluhu vencerá as eleições. Esse resultado só será possível devido à eliminação ou bloqueio da oposição. Pelos dados, reais ou manipulados, percebe-se que a contestação popular ao regime do Chama Cha Mapinduzi teria grande expressão, caso a oposição não fosse silenciada. Este é um sinal claro do medo que o regime sente, sobretudo face ao descontentamento crescente entre os jovens”, sublinhou Cadeado.

Há igualmente relatos de detenções de cidadãos, como aconteceu em Stone Town, apesar de o principal partido da oposição alegar contar com apoio implícito de alguns membros das forças armadas. Num cenário de fraca mobilização eleitoral, o analista insiste que essa aparente apatia do eleitorado é, em parte, desejada pelo poder.

 LEIA TAMBÉM: Testemunho de quem já viveu a situação é não gostou do acto