RAFAEL MASSANGA SAVIMBI CONCORRE COM ADALBERTO COSTA JÚNIOR À PRESIDÊNCIA DA UNITA
A Comissão de Mandatos do XVIº Congresso Ordinário da UNITA validou, nesta sexta-feira, 24 de Outubro, as candidaturas de Adalberto Costa Júnior e de Rafael Massanga Savimbi à presidência desta força política.
O congresso, agendado para decorrer entre os dias 28 e 30 de Novembro, promete ser marcado por uma disputa interna de peso: de um lado, Adalberto Costa Júnior, que lidera o partido desde 2022; do outro, Rafael Massanga Savimbi, filho do líder fundador da UNITA, que se apresenta, pela primeira vez, como candidato à presidência.
Em declarações recentes ao Portal Ponto de Situação, a mandatária de Rafael Massanga Savimbi, Amélia Judith Ernesto, afirmou que a candidatura do actual Secretário para as Relações Exteriores e Comunidades Angolanas representa “uma nova geração dentro do partido”. Sublinhou, igualmente, a importância de um congresso democrático e aberto, com vista à conquista do poder político em 2027.
Sobre o lema “Todos Contam”, Amélia Judith Ernesto explicou que a opção reflecte um espírito de inclusão, pensado não apenas para os militantes da UNITA, mas também para todos os angolanos. Acrescentou que a unidade deve ser o caminho a trilhar rumo à construção de um país próspero.
Já a mandatária da candidatura de Adalberto Costa Júnior, Navita Ngolo, considerou que este processo “não é apenas um exercício democrático da UNITA, mas um acto de esperança para Angola”.
“É tempo de caminharmos de mãos dadas, olhando para o futuro do país e não apenas para os partidos. Adalberto Costa Júnior supera todas as expectativas”, defendeu.
Navita Ngolo acrescentou ainda que o candidato, o primeiro a formalizar a sua intenção, está preparado para responder às aspirações não só dos militantes do Galo Negro, mas também de todos os angolanos. A mandatária mostrou-se confiante na vitória de Adalberto Costa Júnior, num congresso que se perspectiva disputado e histórico para a UNITA.






































