UNITA NO HUAMBO SOLIDARIZA-SE COM TAXISTAS FACE À SUBIDA DO PREÇO DO GASÓLEO

O secretário provincial da UNITA no Huambo, Apolo Yakuvela, manifestou solidariedade para com os taxistas que enfrentam dificuldades devido ao recente aumento do preço do gasóleo e que ponderam paralisar os serviços a partir de segunda-feira, 28 de Julho.

Segundo o dirigente do maior partido na oposição, a UNITA acompanha com preocupação o agravamento das condições de vida dos angolanos, situação que se acentuou com a alteração do preço do combustível, prevendo-se um impacto negativo nas populações.

“Têm razão em alterar os preços dos transportes. O combustível movimenta o país. A sua alteração afecta todos os sectores. Por exemplo, ontem comprava-se o litro de gasóleo a 300 kwanzas, hoje a 400. Como é que não haveria mudança nos preços? Têm toda a razão”, afirmou o político ao Portal Ponto de Situação.

Apolo Yakuvela alertou ainda para o possível agravamento da crise social e criticou a actuação da imprensa pública, que, supostamente ignorou a manifestação do passado domingo, 20 de Julho, organizada contra a subida do preço do gasóleo.

“É lamentável a postura da nossa imprensa. Quando o povo clama por socorro, a imprensa pública deveria estar presente para levar a mensagem a quem de direito. É triste. Até o próprio jornalista sofre. E, se ele não sofre directamente, tem um familiar que sofre. Por isso, é necessário que cumpra a sua missão de informar e amplificar o clamor do povo”, declarou o também deputado.