100 MILITANTES SUBSCREVEM MANIFESTO DE APOIO À RECANDIDATURA DE ADALBERTO COSTA JÚNIOR À PRESIDÊNCIA DA UNITA

Cem militantes da UNITA subscreveram, nesta quarta-feira, 8 de Outubro, um manifesto de 13 pontos em apoio à recandidatura de Adalberto Costa Júnior à presidência do partido, cujo congresso está marcado para Novembro próximo.

Entre os subscritores destacam-se figuras como José Samuel Chiwale, Ernesto Joaquim Mulato, Abílio Kamalata Numa, Lukamba Gato, Navita Ngolo, Liberty Chiyaka, Faustino Mumbika, Mihaela Neto Webba e Adriano Sapiñala. Também assinaram o manifesto os políticos Joaquim Nafoia, Clarisse Kaputo e Alcino Kuvalela.

Os militantes que defendem publicamente a continuidade de Adalberto Costa Júnior na liderança da UNITA afirmam que o político é actualmente “um activo nacional, um símbolo de esperança e de mudança, que transcende as fronteiras partidárias”.

Entre as razões apresentadas para o apoio, os signatários consideram que Adalberto Costa Júnior, à frente do partido fundado por Jonas Savimbi desde 2022, é uma figura credível para liderar a “oposição democrática”, capaz de promover uma alternância política em 2027, de forma pacífica e inclusiva.

Por outro lado, na terça-feira, Rafael Massanga Savimbi, manifestou publicamente que tenciona concorrer à liderança desta força política, ao se assumir com pré-candidato, que a qualquer momento apresentará formalmente a sua candidatura, à Comissão de Mandatos.

De salientar que, nesta quarta-feira, a Comissão Organizadora do XIV Congresso Ordinário da UNITA anunciou a abertura do processo de formalização de candidaturas à presidência da formação política, cujo conclave decorrerá de 28 a 30 de Novembro.

SAIBA MAIS EM: Cada militante poderá subscrever apenas uma lista