EFEITO SECRETO DAS FOLHAS DE OLIVEIRA NA SAÚDE
Os médicos angolanos recomendam os pacientes a consumirem chá de folha de oliveira para ajudar no controlo da glicose (açúcar no sangue), e na redução da pressão arterial.

O azeite é sinónimo de dieta mediterrânica, e os benefícios para a saúde de estão bem documentados. O azeite reduz o risco de doenças cardíacas, cancro, diabetes e morte prematura.
As azeitonas também contêm inúmeros nutrientes saudáveis. Mas, além das azeitonas, as folhas da oliveira também podem ter um grande impacto na nossa saúde.
O que contém as folhas de oliveira?
Tradicionalmente no Maditerrânio, as folhas de oliveira são preparadas como chá e consumidas para tratar a febre e a malária.
As folhas contêm níveis elevados de um tipo de antioxidante chamado oleuropeína. As azeitonas e o azeite também contêm esta substância, mas em níveis mais baixos.
Em geral, quanto mais verde for a folha (menos amarelada), mais oleuropeína contém. As folhas colhidas na primavera também apresentam níveis mais elevados do que as colhidas no outono. O que significa, que os níveis de oleuropeína diminuem à medida que as folhas envelhecem.
As folhas de oliveira contêm também outros antioxidantes, como o hidroxitirosol, a luteolina, a apigenina e o verbascosídeo.
Os antioxidantes actuam reduzindo o stress oxidativo no organismo. O stress oxidativo provoca danos no ADN, nas membranas celulares e nos tecidos, o que pode levar a doenças crónicas como o cancro e as doenças cardíacas.
As folhas de oliveira são saudáveis
Uma análise recente combinou dados de 12 estudos experimentais com 819 participantes no total. No geral, o extrato de folha de oliveira melhorou os factores de risco de doença cardíaca. Isto incluiu lípidos (gorduras) sanguíneos mais saudáveis e redução da pressão arterial.
O efeito foi maior nas pessoas que já tinham tensão arterial elevada.
A maioria dos estudos incluídos nesta revisão deu o extrato de folha de oliveira sob a forma de cápsulas, com doses diárias de 500 miligramas a 5 gramas durante seis a 48 semanas.
Outra revisão e análise publicada no final do ano passado analisou os dados de 12 estudos experimentais, com um total de 703 pessoas. Alguns destes estudos envolveram pessoas com lípidos sanguíneos elevados, pessoas com tensão arterial elevada, pessoas com excesso de peso ou obesas, e outros envolveram pessoas saudáveis.
As doses diárias foram de 250 a 1000 mg, tomadas em comprimidos ou cozidas no pão.
Os estudos individuais incluídos na revisão mostraram benefícios significativos na melhoria do controlo da glicose (açúcar) no sangue, dos níveis de lípidos no sangue e na redução da pressão arterial.
Na prática os estudos mostram que o extrato de folha de oliveira pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar os lípidos no sangue e ajudar o nosso organismo a lidar com a glicose.
Entretanto as folhas de oliveira podem ser preparadas em chá ou adicionadas em saladas.
As folhas são amargas, devido aos antioxidantes, o que pode dificultar a sua ingestão ou tornar o chá desagradável.
O extrato de folha de oliveira também tem sido adicionado ao pão e a outros produtos de pastelaria. Os investigadores concluíram que isto melhora o nível de antioxidantes nestes produtos e as pessoas dizem que os alimentos sabem melhor.